Proen realiza chamada pública para que docentes informem boas práticas realizadas durante ensino remoto

publicado: 29/03/2021 15h09, última modificação: 29/03/2021 20h12
close-up-of-male-hands-typing-on-laptop-keyboard freepik.jpg

A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) está realizando uma chamanda pública para que os professores informem as boas práticas que têm desenvolvido nas categorias ensino, monitoria e estágio ou outras áreas, durante este período de ensino remoto emergencial. Para participar, é necessário acessar o formulário eletrônico, utilizando o e-mail institucional (@ufma.br).

Entende-se por boa prática a metodologia utilizada pelo docente no exercício das atividades de magistério que faça uso de estratégias de ensino, orientação, supervisão, recursos e critérios de avaliação diferenciados do tradicionalmente feito, ou seja, que tenha caráter inovador e como objetivo a efetiva formação, o aperfeiçoamento e a progressão acadêmica do estudante.

Desde 2020, no enfrentamento da pandemia da covid-19, as universidades foram desafiadas a continuar seu trabalho de formação, e todas adotaram o ensino remoto emergencial como caminho possível.

Nesse sentido, há experiências acumuladas que podem ser compartilhadas entre a comunidade acadêmica, para reconhecimento dos êxitos alcançados e para inspirar a todos nesse processo de reinvenção do ensino na Universidade.

"É importante que o docente esteja logado no e-mail institucional da UFMA para ter acesso ao formulário, que ficará disponível até o dia 30 de abril, e realizar o preenchimento. A ideia é que possamos constituir repositório de boas práticas do ensino de graduação da UFMA e divulgá-las institucionalmente, valorizando o trabalho dos nossos professores em tempos de pandemia e ensino remoto emergencial", explicaram os organizadores da atividade.

Acessar o formulário eletrônico

Por: Proen