Proen abre seletivo para discentes de Ciências Humanas - Sociologia atuarem na rede pública de ensino de São Bernardo via Programa Residência Pedagógica

publicado: 14/10/2021 09h24, última modificação: 14/10/2021 20h30

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgou edital informando que estão abertas as inscrições, de hoje, 14, a 18 de outubro, para a seleção de professores/preceptores da rede pública de ensino da educação básica da cidade de São Bernardo, em que serão aceitos no seletivo discentes com matrícula ativa em curso de Licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período do curso de Ciências Humanas – Sociologia, para atuarem pelo Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o link de inscrição no Programa Residência Pedagógica, preencher os dados solicitados e anexar currículo com a comprovação dos títulos indicados.O processo seletivo ocorrerá em apenas uma etapa, por meio da análise e pontuação do currículo. Serão analisados títulos acadêmicos, atividades didáticas, atividades profissionais e produção científica e/ou artística.

A divulgação do resultado preliminar e interposição de recursos contrários ao resultado preliminar ocorrerá no dia 19 de outubro, e, no dia 20, será a divulgação final dos recursos interpostos e homologação do resultado final. Para mais informações, acesse o edital.

Saiba mais

O Programa de Residência Pedagógica faz parte das iniciativas do Mnistério da Educação (MEC), por meio da Capes, cuja finalidade é promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando, com orientação de docente da instituição formadora.

O programa tem por objetivos incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo-os a exercitar ativamente a relação entre teoria e prática profissional docente; promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); fortalecer e ampliar a relação entre as instituições de ensino superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa