Proec-UFMA divulga edital especial para concessão de bolsas aos câmpus do interior do estado

publicado: 19/05/2023 11h43, última modificação: 19/05/2023 18h26
Proec/UFMA divulga edital especial para concessão de bolsas aos câmpus do interior do estado

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), tornou público, no dia 17 deste mês, o Edital 006/2023, que pauta a concessão de cinquenta bolsas de extensão no valor mensal de R$ 400,00, para projetos de extensão dos câmpus do interior, como forma de fomento à interiorização, à extensão e ao desenvolvimento de projetos institucionais correspondentes ao ano de 2023, e a serem executados até 2024. As inscrições seguem abertas até 15 de junho e podem ser realizadas via internet por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Das cinquenta bolsas, quarenta são destinadas aos projetos do interior do estado, e dez para os projetos institucionais.

Os projetos deverão se enquadrar em uma das áreas temáticas da Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. As propostas deverão atender às diretrizes específicas para sua elaboração, como natureza acadêmica, ter relação com a sociedade e seguir as demais normas de estruturação descrita no edital, tal como apresentação da justificativa com a descrição sucinta do projeto destacando sua relevância; explicitação detalhada dos fundamentos teóricos que orientam a proposta; descrição, de forma clara e precisa, dos objetivos e das metas; além de outros requisitos.

Após o envio, a etapa de análise e o julgamento das propostas ficará responsável pela Diretoria de Extensão (Direx), Comissão de Pareceristas ad-hoc e pelo Comitê Permanente de Pareceristas (CPP), ocorrendo que observará dois tópicos: análise de enquadramento e análise do mérito e da relevância social. O primeiro, é definido por não possuir pendências no envio de relatórios parciais e estar com os documentos devidamente atualizados. Já a análise do mérito e relevância social considera o mérito extensionista; cumprimento dos procedimentos acadêmicos do edital e das normas de ações de extensão da Proec; natureza acadêmica; relação com a sociedade; inclusão social; entre outros.

A classificação final se dará por ordem decrescente dos pontos obtidos após a avaliação dos recursos interpostos, respeitado o limite dos recursos orçamentários disponíveis. Quando concluído o processo de julgamento das propostas, a Proec divulgará resultado final no site da Pró-Reitoria e da UFMA.

Após a aprovação das bolsas, o coordenador deve realizar a seleção dos bolsistas do projeto, devendo estes estarem regularmente matriculados em um curso de graduação do respectivo centro, devendo estar, também, regularmente matriculados em qualquer curso de graduação na UFMA. Além disso, é necessário que o discente esteja em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio, comprovada por meio do preenchimento de autodeclaração, conforme Anexo I do Edital, além de não possuir vínculo empregatício de nenhuma natureza e disponibilidade de vinte horas semanais para as atividades do projeto de Extensão. Após a seleção, o coordenador poderá fazer o cadastro do bolsista via Sigaa.

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos diretamente na Diretoria de Extensão e na Divisão de Extensão na Proec por meio dos E-mails: direx.proec@ufma.br ou dex.proec@ufma.br.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras