PROEC realiza evento da programação da 16ª Primavera dos Museus

publicado: 23/09/2022 14h01, última modificação: 23/09/2022 19h35

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) promoveu, na manhã de ontem, 22, no Palácio Cristo Rei, uma atividade incluída na programação nacional da 16ª edição da Primavera dos Museus, que começou no dia 19 e irá até o dia 25 deste mês. O evento nacional e anual é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sempre no início da primavera.

Segundo a coordenadora do Palácio Cristo Rei, a professora Maira Rocha, o evento teve por objetivo principal dialogar sobre o tema desta edição, “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. “Tivemos grande participação da comunidade acadêmica, entre alunos e professores dos cursos de Artes Visuais, História e Ciências Imobiliárias, além de grupos de estudos de pesquisa da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão, assim como da Secretaria Estadual da Educação (Seduc)”, explicou a coordenadora.

Para o professor do Departamento de História da Uema Marcelo Cheche Galves, a importância do tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” é de poder trazer para discussão no espaço dos museus a diversidade do Brasil, a diversidade da composição do território, a composição étnica e a forma como muitas narrativas que compõem a trajetória da história brasileira deve ser explorada e valorizada como uma maneira de se pensar um país diverso.

A oficina “Pesquisa e leitura em documentos escritos (manuscritos e impressos)” ministrada pelo professor de História da UFMA Manoel de Jesus Barros, contou com a participação de aproximadamente quarenta pessoas. “Como é uma novidade para a maioria dos que estavam, o tema causou certo interesse nos participantes de continuarem a explorar o tema: alguns deles buscaram assistir a aula semelhante ou procurar a disciplina que leciono sobre o assunto”, disse o docente.

Por: Lorrany Lopes

Produção: Bruna Castro