PROEC realiza cerca de 200 ações no interior do estado

publicado: 10/03/2022 08h45, última modificação: 10/03/2022 19h19
Proec UFMA.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão é referência no ensino acadêmico há pelo menos cinco décadas. Parte do legado que torna a UFMA tão respeitada não está necessariamente nos limites dos muros dos câmpus universitários, mas, para além do ambiente de estudo convencional. É nesse contexto que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) desempenha papel fundamental, ao concretizar ações que beneficiam não só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral.

Da economia à saúde, os trabalhos elaborados pela Pró-reitoria contabilizam quase 200 ações, contando sempre com a participação da comunidade e promovendo melhorias sociais para a população.

As atividades não se limitam aos grandes centros do estado, como a capital São Luís e a cidade de Imperatriz, mas favorecem habitantes de municípios de população menor. Exemplo prático dessa conduta é o projeto CIPROQUI (Criação e Inovação de Produtos Quilombolas), realizado no município de Brejo, com enfoque nos moradores do Quilombo Saco das Almas.

Os projetos de extensão são iniciativas de importância vital para qualquer universidade. É por meio deles que se pode medir a contribuição do que é desenvolvido por discentes e docentes de maneira mais prática e acessível para o público em geral. O conhecimento é democratizado para fora das salas de aula, e os benefícios são notórios nas diferentes comunidades englobadas. Além disso, embora projetos culturais estejam em destaque até mesmo no nome da Pró-reitoria, a PROEC busca abranger as mais diversas áreas de necessidade da população.

É o que se verifica, por exemplo, no projeto “Filosofia e diversidade: construção de metodologias para o pensamento afro-ameríndio na Escola Municipal Professora Marly Araújo de Grajaú-MA”. O enfoque do programa está no desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem de caráter antirracista. Os estudantes ao qual o projeto se destina estão cursando os anos finais do ensino fundamental, sendo oportunizado a eles, por meio do projeto, ingressar no ensino médio com uma bagagem mais ampla de conhecimentos.

No total, 38 ações são desenvolvidas em, pelo menos, um município do interior do Maranhão. Outros 76 projetos são trabalhados de maneira intermunicipal, abrangendo várias localidades.

Confira aqui o resumo dos 185 projetos de extensão desenvolvidos pela UFMA em 2021

Por: Leonardo Alves Ferreira - Proec