Notícias
PROEC lança edital do Programa de Bolsas de Extensão 2025
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Diretoria de Extensão (Direx), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), lançou o edital do Programa de Bolsas de Extensão 2025 destinado a discentes da graduação da UFMA e para Projetos Setoriais da PROEC. A submissão de propostas ocorre até 29 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
O Programa busca a concessão de apoio financeiro da UFMA para o desenvolvimento de projetos de extensão a serem executados no ano de 2025/2026, seguindo as Normas de Ações de Extensão da UFMA, Resolução Nº 621 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - Consepe/2008. A iniciativa fortalece a articulação e integração entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização, priorizando as demandas da sociedade para a evolução socioeconômica do Maranhão.
Os professores e os técnicos administrativos devem submeter os planos de trabalhos que serão avaliados, e, posteriormente, os coordenadores dos projetos selecionados vão indicar bolsistas para as vagas oferecidas. Seguindo essa perspectiva, o diretor da Direx, Alden Makel, salienta a pertinência em incentivar e promover a Expansão Universitária.
“A extensão universitária é essencial nas Instituições de Ensino Superior, porque aproxima o conhecimento acadêmico das necessidades da sociedade. Ela promove a formação de estudantes mais humanos, críticos e socialmente comprometidos, além de fortalecer o diálogo com comunidades, valorizando saberes populares e as demandas da comunidade externa. Por meio da extensão, a Universidade contribui diretamente para a redução das desigualdades e cumpre sua função pública e constitucional. Também estimula novas pesquisas e enriquece o ensino, criando um ciclo de aprendizado mais conectado com a realidade. E, hoje, ela é parte obrigatória nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação, conforme as diretrizes curriculares nacionais. Promover a extensão é, portanto, garantir que a universidade pública forme profissionais preparados e cidadãos conscientes do seu papel social”, compartilhou o diretor.
Conforme a Política Nacional de Extensão Universitária (2012) e o Plano Nacional de Extensão (2007), os trabalhos devem se encaixar em uma ou mais áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e, Trabalho.
Confira alguns requisitos para submeter projetos:
- Docentes do quadro efetivo de servidores da UFMA;
- Técnicos-administrativos em cargo de nível superior do quadro efetivo de servidores da UFMA;
- Técnicos-administrativos de nível médio do quadro efetivo de servidores da UFMA, que possua qualificação em nível superior;
- Docentes visitantes, desde que a data prevista para o término da execução da ação, incluindo-se a apresentação do Relatório Final, seja de sessenta dias antes da data do término de seu contrato com a UFMA.
São oferecidas duzentas bolsas de extensão, no valor mensal de quatrocentos reais, sendo 180 vagas para ampla concorrência e vinte vagas para Projetos Setoriais da PROEC.
Critérios que devem ser seguidos para concorrer as vagas do Programa:
- Os plano(s) de trabalho(s) submetidos deverão ser vinculados a ações de extensão na modalidade de Projetos;
- O coordenador do Projeto de Extensão não poderá ter nenhuma pendência em: relatórios anteriores (parcial e final) de ações de extensão na Proec;
- Os projetos a que os planos estão vinculados devem já ter sido aprovados na Divisão de Extensão da Proec.
A Diretoria de Extensão e a Comissão de Pareceristas ad-hoc e ao Comitê Permanente de Pareceristas - CPP da Proec serão os responsáveis pela análise e pelo julgamento das propostas, obedecendo duas etapas: Análise de Enquadramento; Análise do Mérito e da Relevância Social.
Para mais informações, acesse o edital completo.
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcantr