PROEC faz balanço dos projetos de extensão de 2021

publicado: 04/03/2022 13h00, última modificação: 04/03/2022 14h25
Logo PROEC UFMA.jpg

“Um número surpreendentemente alto, se levarmos em consideração o cenário totalmente adverso para a realização de atividades de campo’’, avalia a Diretora de Extensão, Li-Chang Shuen, ao comentar os 185 projetos de extensão que foram desenvolvidos pela Universidade Federal do Maranhão em 2021.

A pandemia da covid-19 estabeleceu algumas dificuldades, mas não paralisou os projetos. Pelo contrário, afirma Li-Chang. “Várias ações passaram a ser desenvolvidas com foco no momento de crise e trouxeram novas perspectivas. Um exemplo é o projeto ‘Máscaras Pela Vida’, que, no início da pandemia, ofertou condições para que mulheres confeccionassem máscaras, patrocinadas por empresas que atuam na área Itaqui-Bacanga, gerando renda e segurança”, lembra.

As atividades alcançam os nove câmpus da Universidade – São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz e Balsas – além de outros doze municípios. Alguns projetos são desenvolvidos em mais de uma cidade. É o caso do “Programa Grande Carajás: Cidadania: Direitos Humanos e Educação Ambiental”, presente em Santa Inês, Igarapé do Meio, Anajatuba, Arari, Itapecuru, Santa Rita e São Luís. Outras iniciativas contemplam instituições fora do Maranhão. O projeto teatral “Casemiro Coco”, por exemplo, envolve participantes de Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Alagoas.

A partir do levantamento feito pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), foram identificados 75 projetos trabalhados em São Luís, 72 com abrangência intermunicipal (inclusive os desenvolvidos de maneira virtual) e 38 projetos no interior do Maranhão.

A área da saúde é a que obtém o maior número de projetos, são 76. Li-Chang explica que medicina, enfermagem, odontologia e outros cursos demandam de seus alunos a prática dos conhecimentos adquiridos em disciplinas teóricas de forma constante. “A extensão, portanto, é uma forma de aliar o conhecimento teórico ao prático, proporcionando aos estudantes um contato direto com a realidade de saúde da população”, completa.

A segunda área com mais projetos é a educação, com 24. Na sequência, vem cultura (19), comunicação (12), cidadania/direitos humanos (11), turismo (10), linguagem (8), meio ambiente/agroecologia (8), ciências naturais (5), ciências exatas e tecnologia (5), economia (4) e ciências sociais e humanas (3).

QUANTIDADE DE PROJETOS POR ÁREA DO CONHECIMENTO 2021.png

A interdisciplinaridade também é uma marca dos projetos de extensão. Saúde e educação se cruzam em pelo menos 17 atividades. Outros encontros comuns são meio ambiente e educação, turismo e cultura, linguagem e cultura, cidadania e meio ambiente.

Curricularização

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 prevê a destinação de pelo menos 10% da carga horária dos cursos de graduação para projetos de extensão. O prazo para que as Instituições de Ensino Superior (IES) possam se adaptar vai até o dia 19 de dezembro de 2022.

Na UFMA, a expectativa é de que a curricularização da extensão esteja pronta antes do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).  “A PROEC tem trabalhado na perspectiva de garantir a maior autonomia possível aos cursos, para que a realidade deles seja respeitada e suas experiências mais aproveitadas”, afirma Li-Chang

Confira aqui o resumo dos 185 projetos de extensão desenvolvidos pela UFMA em 2021

Por: Paulo Vinicius Coelho - PROEC