publicado: 29/03/2021 10h24, última modificação: 29/03/2021 12h33
Proec e Semus discutem convênio para garantir atividades de extensão e de estágio no Centro de Saúde da Vila Embratel.jpg

Na última sexta-feira, 26, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura deu continuidade às tratativas para a celebração de convênio entre a UFMA e a Secretaria de Saúde de São Luís a respeito do uso do Centro de Saúde da Vila Embratel, que funciona em prédio da Universidade no bairro. Além da Proec e da equipe da Semus, participaram também a equipe da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência e professoras do departamento de Medicina III que mantêm projetos de extensão e atividades de estágio no Centro de Saúde.

O Centro de Saúde da Vila Embratel funciona no imóvel do Núcleo de Extensão da UFMA, no mesmo bairro. É um importante campo de prática extensionista e de estágio para cursos da área de saúde da Universidade. A professora Maria de Jesus Torres Pacheco, do departamento de Medicina III, explicou a importância desse convênio para o funcionamento das atividades desenvolvidas com baae em ações de extensão mantidas pela Universidade. “Na celebração do primeiro convênio, houve a construção do espaço pela Universidade e a cessão de parte deste espaço para a Semus. Agora é necessário avançar em outras questões, especialmente para dar suporte aos estudantes que podem fazer estágio curricular no centro de saúde”, afirmou.

A superintendente de Educação e Saúde da SEMUS, Lydia Chicar, enfatizou que o convênio é uma prioridade para a gestão das unidades básicas de saúde, pois o modelo adotado servirá de base para que a UFMA e a Prefeitura estendam as ações a outros bairros da capital, ampliando a oferta de serviços à comunidade, além de servir como campo de estágio para os discentes e desenvolvimento de ações de extensão.

O Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, professor Walber Lins Pontes, apresentou, juntamente com sua equipe, sugestões para a adequação dos termos do convênio e dirimiu dúvidas das equipes. De acordo com o pró-reitor, convênios entre entes públicos, com reconhecidos benefícios sociais, são de grande valia para a Universidade, daí a importância de se garantir a segurança jurídico-administrativa dessas parcerias, de modo a atentar para as legislações vigentes e, assim, atender às recomendações dos órgãos de controle.

Como resultado da reunião, a equipe da Proec fará as adequações necessárias ao documento e apresentará, em nova reunião, a partir desta semana, para que a Universidade e a Prefeitura possam formalizar o mais rápido possível a renovação do convênio. “Estamos em regime de trabalho ininterrupto, em reuniões continuadas, de modo a atender às demandas por estágio dos alunos da área da saúde, bem como abrir novas frentes de atuação acadêmica na área em que a UFMA já vem prestando relevantes serviços à comunidade”, explicou a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi.

Por: Proec