Proaes realizará ação sobre o Setembro Amarelo com palestra e roda de conversa

publicado: 27/09/2022 12h48, última modificação: 27/09/2022 20h08
As duas palestras abordarão o bem-estar e a convivência dos alunos na Universidade

Para marcar a campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) promoverá um ciclo de palestras para alunos da Universidade com o tema “Bem-estar do estudante universitário no meio acadêmico”. A ação, marcada para 30 de setembro, foi confirmada para o dia 11 de outubro, no Auditório A – Professor Mário Meireles, do Centro de Ciências Humanas (CCH), Cidade Universitária Dom Delgado, em decorrência do ponto facultativo da próxima sexta-feira, 30, em todos os câmpus.

A primeira palestra tem o tema “Combate à angústia e ansiedade na Universidade”, das 9h30 às 10h30, com Neemyas dos Santos, psicólogo da Diretoria de Acessibilidade (Daces), e, logo em seguida, das 10h40 às 12h, ocorrerá uma roda de conversa. Após a pausa para o almoço (às14h30), haverá a palestra do médico psiquiatra da Divisão de Educação em Saúde, Danilo Madeira, com outra roda de conversa, com início previsto para as 15h30.

A ideia é que todos os alunos tenham acesso às informações sobre ansiedade e depressão, enfatizando o tratamento adequado. Danilo Madeira citou a importância e a valorização que todos devem dar à saúde metal e ressalta elementos que podem influenciar positiva e negativamente. “A vida acadêmica pode causar algum choque ou impacto adaptativo e precisamos que nossos alunos entendam este processo e consigam lidar bem com ele”, declarou.

Com grandes expectativas, ele espera apresentar aos discentes informações úteis ou mesmo e colocá-los a par do contexto em que se encontram. “Que consigamos ouvir sobre aquilo que eles sentem na pele, entender melhor sua realidade”, pontuou.

Por: Jéssica Santos

Edição: Alan Veras