publicado: 15/03/2023 11h48, última modificação: 15/03/2023 14h43
PROAES divulga editais para concessão de bolsa e auxílio para estudantes da UFMA.png

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil  (PROAES) da Universidade Federal do Maranhão divulgou, nessa segunda-feira, 13, o Edital Nº01/2023, para concessão de bolsa e auxílio, referente ao primeiro semestre letivo de 2023. Também foi divulgado o Edital Nº02/2023, para auxílios de fluxo contínuo. Ambos buscam contemplar discentes da graduação presencial em comprovada situação de vulnerabilidade social.

Edital Nº01/2023

O edital, que contempla os primeiros seis meses do ano, é destinado a discentes da UFMA com renda bruta per capita de até 1,5 salário mínimo e oriundos da rede pública de educação. Portanto serão ofertados auxílio alimentação, bolsa aprimoramento acadêmico, bolsa atleta, auxílio creche, auxílio moradia, auxílio transporte e auxílio acadêmico, esse último voltado para o curso de Odontologia.

As inscrições estarão abertas de 20 de março a 21 de abril. Para se inscrever, basta acessar o SIGAA, ir para a aba “bolsas”, e clicar em “Aderir ao Cadastro Único”. Na mesma aba, clique em “Solicitação de Bolsa”. É possível se inscrever em mais de um auxílio/bolsa. Na finalização, não se esqueça de salvar os comprovantes de inscrição.

O resultado da convocatória será disponibilizado no site da PROAES, no dia 24 de abril. Caso convocado, o discente deve submeter a documentação no período de 25 a 30 de abril.

Edital Nº02/2023

O edital, destinado a discentes com até 1,5 salário mínimo de renda bruta per capita contempla as modalidades auxílio moradia; auxílio participação estudantil em eventos acadêmicos, científicos, tecnológicos, esportivos e culturais; e auxílio emergencial.

O sistema de inscrição segue o mesmo modelo explicado acima. Contudo, para inscrições no auxílio emergencial, o discente deverá enviar o formulário de inscrição preenchido, e os documentos comprobatórios para o e-mail referente ao câmpus a que está vinculado.

Os resultados serão divulgados no site da Pró-reitoria de Assistência Estudantil, com exceção do Auxílio Emergencial, que será determinado por e-mail.

Para mais detalhes, acompanhe Edital Nº01/2023 e Edital Nº02/2023.

Por: Júlio César

Produção: Allan Veras