publicado: 26/03/2021 09h53, última modificação: 27/03/2021 09h16
A curricularização da extensão para os cursos de graduação é uma exigência do MEC. A PROEN e a PROEC avançam na construção dos marcos regulatórios que os 94 cursos devem seguir para atender à demanda do Ministério.
Pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Ensino definem ações para iniciar a curricularização da extensão.jpg

Nessa quinta-feira, 25, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura esteve reunida com a Pró-Reitoria de Ensino para afinar a proposta de resolução que será adotada pela UFMA para a curricularização das atividades de extensão nos 94 cursos de graduação da Universidade. O grupo de trabalho, que reúne servidores das duas pró-reitorias, tem se reunido desde o ano passado para discutir as adequações que precisam ser feitas e os marcos legais que precisam ser elaborados para que a Universidade implante a exigência do Ministério da Educação dentro do prazo, estendido até dezembro do ano que vem.

A PROEC e a PROEN já elaboraram a minuta da resolução que vai disciplinar a curricularização da extensão na UFMA. Na reunião dessa quinta-feira, as duas pró-reitorias discutiram ajustes e procedimentos a serem adotados a partir de agora. Para a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, é um desafio muito grande ajustar os projetos pedagógicos dos cursos para incluir 10% de carga horária de extensão sem que isso aumente a retenção dos alunos. “Também é preciso definir como fica a carga horária dos docentes, os impactos no planejamento das coordenações e departamentos, sem perder o foco das especificidades de cada curso”, completou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, detalhou o trabalho intersetorial que está sendo desenvolvido. “Num primeiro momento, é fundamental o diálogo que realizaremos com a comunidade acadêmica. A partir dessa sexta-feira, 26, em ação conjunta das duas pró-reitorias, colocaremos a minuta de resolução para consulta pública, que ficará aberta a toda a comunidade acadêmica”, afirmou. De acordo com a professora, outras atividades, além da consulta, estão previstas, como a realização de seminários e eventos que possam subsidiar os núcleos docentes estruturantes de cada curso, as coordenações e os departamentos, durante a fase de adequação dos projetos pedagógicos para a incorporação de, pelo menos, 10% da carga horária em atividades obrigatórias de extensão.

Um dos pontos mais importantes da minuta diz respeito à institucionalização das ações de extensão existentes na Universidade e que ainda não foram devidamente registradas no SIGAA. Desde 2020, a PROEC vem trabalhando em parceria com o STI para oferecer à comunidade um módulo de extensão dinâmico e menos burocrático que o antigo Sigproj. O novo módulo já está em uso. “Esse foi um desafio que assumimos: inovar e modernizar as formas de institucionalizar as ações de extensão”, finalizou Zefinha Bentivi.