Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas oferece vagas de cursos gratuitos de capacitação aos docentes, técnicos administrativos e terceirizados; veja como participar

publicado: 17/02/2022 11h51, última modificação: 17/02/2022 11h51

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento, está com inscrições abertas para os cursos de capacitação para o semestre 2022.1. Visando o aperfeiçoamento de docentes, técnicos-administrativos e terceirizados, serão ofertadas 15 formações, todas na modalidade remota, que serão realizadas entre os meses de março e maio.

Na categoria cursos, a iniciativa contempla: “Sisu – Legislação e Procedimentos”; “Práticas Pedagógicas para Estudantes com Deficiência Visual”; “Espanhol Avançado”; “Processo Administrativo Federal – Lei Nº 9.784/1999”; “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”; “Prática de Editoração Gráfica no InDesign: Diagramando Jornais, Informativos, Livros e Revistas”; “Introdução Ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”; “Metodologias Ativas no Ensino Superior”; “Inglês Avançado”; “Tecnologia Assistiva no Contexto da Educação Inclusiva”; “Redação Oficial”; “Formação de Gestores Acadêmicos”, que será dividido em oito módulos; e “Ambientação Docente”, que será ministrado em dez módulos.

Além destas qualificações, haverá o webinário com a temática “Conectando-se ao Mundo Digital: Ferramentas Que Você Precisa Aprender”, que será apresentado em dois módulos, e o minicurso “Sougov Servidor: Módulo Requerimentos do Sigepe Gestor”. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas para cada capacitação.

Para participar, os interessados deverão se matricular por meio do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIGRH), com login e senha individuais, em que o passo a passo para se inscrever pode ser conferido on-line. As matrículas dos cursos “Sisu – Legislação e Procedimentos”; “Práticas Pedagógicas para Estudantes com Deficiência Visual”; “Espanhol Avançado”; “Processo Administrativo Federal – Lei Nº 9.784/1999”; e “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)” devem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Para os demais, o prazo final de inscrição é de até uma semana antes do início do curso.

Outras informações, quanto à carga horária, o horário, o início das aulas e os conteúdos programáticos, podem ser conferidas com mais detalhes na página da Progep. Todos os alunos matriculados, no final de cada capacitação, receberão uma certificação.

Para mais informações, os participantes podem entrar em contato por e-mail, em dcd.progep@ufma.br, ou conferir as novidades pelo perfil da Progep no Instragam, em @progep.ufma.

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque