Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realiza Seminário Memorial Cristo Rei e lança o podcast “Nossa Memória Fala”

publicado: 08/07/2021 17h35, última modificação: 08/07/2021 17h49
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7

Na manhã de ontem, quarta-feira, 7, teve início o Seminário Memorial Cristo Rei: Nossa Memória Fala, projeto organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão. Houve lançamento do podcast “Nossa Memória Fala”, além de apresentações culturais, minicurso, oficina de desenhos, exposição virtual, entre outras atividades. O evento teve transmissão ao vivo pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Na mesa virtual de abertura da solenidade, estiveram presentes o reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; a diretora de Assuntos Culturais, Roselis Câmara; e a coordenadora de Memórias e Exposição, Maira Teresa Gonçalves Rocha; e o historiador Diogo Guagliardo Neves, representando a Secretaria de Cultura de Estado do Maranhão.

Este é um projeto de revitalização do Palácio, que é um prédio histórico, remete ao século XIX, e que possui importantes histórias, individuais e coletivas, que passaram por aqui. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto, que só começou e ainda tem uma longa caminhada para atingir tudo aquilo com que nós estamos sonhando, para que esse memorial e toda sua história seja resgatada”, declarou o reitor Natalino.

O vice-reitor Marcos Fábio destacou a tecnologia sendo utilizada em favor da cultura: “O Palácio Cristo Rei é um dos monumentos mais bonitos e importantes que a Universidade tem. Essa ideia de revigorar os monumentos, não só fisicamente, mas também digitalmente, é uma coisa do tempo em que vivemos e que permite que as pessoas, inclusive do mundo inteiro, possam ter acesso a nossos monumentos, a história do nosso patrimônio. Vida longa ao Palácio Cristo Rei”.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, lançou o podcast “Nossa memória fala” e comentou a alegria de fazer parte de todo esse projeto. “Eu resumo o espírito da nossa equipe hoje com duas palavras: gratidão e alegria. Tem sido uma honra e aprendizado participar dos trabalhos de requalificação do Memorial Cristo Rei. Lançamos um podcast, que é algo muito acessível e que dará visibilidade ao nosso acervo, preservando assim a nossa memória de forma muito lúdica”, realçou.

Na ocasião, o historiador Diogo Guagliardo chamou atenção para a parceria entre a UFMA e o Governo do Estado: “O que a Universidade está fazendo é nada além do que a execução da extensão, e está fazendo muito bem, ao trazer a comunidade para conhecer a própria Universidade. Quero parabenizar a atuação da UFMA e dessa comunicação muito proveitosa com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura”.

Assista à cerimônia na íntegra:

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque