Primeira oficina prática do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal

publicado: 22/03/2022 10h33, última modificação: 22/03/2022 11h09

Onze enfermeiros do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e do Hospital Regional Materno Infantil (Imperatriz) participaram, nos dias 17 e 18 deste mês, da primeira oficina prática do curso de especialização em enfermagem neonatal, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Fernandes Figueira. A Oficina foi realizada no auditório da Unidade Materno Infantil.

O curso de especialização integra as ações da QualiNeo, uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos nas maternidades. A enfermeira e tutora do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal, Ana Claudia Garcia Marques, destaca o objetivo da oficina: “Ela tem o intuito de realizar a qualificação dos enfermeiros na assistência neonatal para a redução dos indicadores de saúde, como a mortalidade nesse coeficiente.”

Ela acrescenta ainda que os enfermeiros que participam da especialização atuam nas Unidades Neonatais de ambas as maternidades e, pela portaria do Ministério da Saúde, elas são subdivididas em UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), UCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais)  e a UCINCa (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru).

Participaram da mesa de abertura, a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFMA-Ebserh, Rita da Graça Carvalhal, representando a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a médica neonatologista Patrícia Marques, o chefe da Unidade de Obstetrícia, Antônio Leonardo Pereira Rosa, e a enfermeira obstétrica e técnica do Departamento de Atenção Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde, Anna Clara Santos.

As oficinas práticas do curso de especialização vão ocorrer durante seis meses, com aulas presenciais uma vez ao mês. Os enfermeiros têm por objetivo disseminar os dez passos do Cuidado Neonatal.

10 Passos para a melhoria do Cuidado Neonatal

1. Siga as normas de reanimação neonatal e previna a hipotermia.

2. Use CPAP desde a sala de parto e evite intubar o recém-nascido.

3. Controle o uso de oxigênio. Evite a hiperóxia.

4. Alimente o RN o mais precoce possível e de preferência com o leite materno-humano.

5. Higienize as mãos e evite antibióticos desnecessários.

6. Uso criterioso de medicamentos (aminas, analgésicos e sedativos).

7. Pratique o Método Canguru e integre toda a equipe multiprofissional no cuidado individualizado.

8. Siga as normas de segurança do paciente no cuidado com o RN.

9. Utilize de forma racional os recursos existentes e pratique o gerenciamento de leitos.

10. Utilize os indicadores de sua unidade neonatal como fonte de melhorias e do aprendizado da equipe

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente quarenta hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas cinquenta unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicado originalmente em 21/02/22, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário