Presidente da Fapema, André Santos, fala ao programa Rádio Ciência sobre o edital para estudantes e profissionais da saúde

publicado: 16/03/2021 15h00, última modificação: 18/03/2021 14h50
1 | 3
2 | 3
3 | 3

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos, é destaque de uma das edições do programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9. A reportagem destacou o processo seletivo que vai beneficiar estudantes de instituições de ensino superior (IES) públicas ou privadas sediadas no Maranhão, e profissionais da área da saúde para o desenvolvimento de ações de prevenção e cuidados no combate à pandemia da covid-19 no estado.

O presidente da Fapema informou que o objetivo da seleção emergencial é contratar bolsistas para a complementação da força de trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Será da mesma maneira que o edital do ano passado, no qual haverá discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e profissionais da área de saúde. Enquanto persistir a pandemia, a Fapema vai efetivar esse tipo de ação para que possamos ter mais amostras, dados de pesquisas e a atuação desses profissionais dentro do combate no Maranhão”, comentou.

Ele ainda mencionou o edital que aprovou 19 projetos para dois anos de pesquisa. “Tivemos professores pesquisadores que submeteram projetos na área de prevenção, controle, manejo, diagnóstico, vacina de tratamento e atendimento básico à saúde, que foi atrelado à questão do enfrentamento da pandemia e pós-pandemia”, relatou André Santos.

Confira a reportagem completa no site da Rádio Universidade

Por: Talita Farias