Presidente da EMAP visita a UFMA e fortalece parceria com a Instituição

publicado: 23/12/2021 13h06, última modificação: 23/12/2021 18h56

O reitor Natalino Salgado recebeu, na segunda-feira, 20, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, com o objetivo de estimular a parceria entre as instituições, principalmente na disponibilidade de recursos para editais de bolsas e de projetos a fim de fortalecer o grupo de trabalho da Universidade, em todas as expertises envolvidas no processo de desenvolvimento econômico da área Itaqui-Bacanga.

Para o coordenador de Ciências do Mar da UFMA, Danilo Lopes, a reunião foi direcionada para identificar quais os caminhos que a Universidade pode ter junto à EMAP para estreitar os laços, de forma que contribua para a realização dos projetos. “Ficou acertado que será montado um grupo de trabalho com uma parte de equipe da UFMA e outra da EMAP, para que montem uma estratégia que identifique quais as áreas prioritárias do porto, para que a Universidade disponibilize sua equipe técnica e seu conhecimento para a elaboração de propostas”, afirmou.

O presidente da EMAP, Ted Lago, agradeceu a parceria com a Universidade, que não é de agora, e reafirmou o compromisso de continuar seus projetos e atividades em parceria com o ambiente acadêmico. “Nós temos realizado um trabalho de aproximação com a academia. A ideia é que façamos projetos de pesquisa e de parcerias envolvendo temas de interesse tanto da Universidade como também do complexo portuário, mais precisamente o porto do Itaqui e de mais de 60 empresas que atuam no complexo portuário. A ideia é que esse conhecimento que é gerado pela academia possa atender às necessidades que temos, as demandas e buscar soluções locais para esses novos desafios que temos encontrado”, enfatizou.

O reitor Natalino Salgado agradeceu a visita do presidente de EMAP, colocando à disposição a Universidade para desenvolver projetos, principalmente na área de Ciências do Mar, visto que a Instituição possui um laboratório de ensino flutuante, o Ciências do Mar II, que tem por finalidade realizar pesquisas em alto mar e análises nessa área.

Presidente da EMAP visita a UFMA e fortalece parceria com a Instituição - 20-12-2021

Por: Sansão Hortegal

Foto: Sansão Hortegal