Notícias

Prêmio Pesquisador de Destaque: UFMA celebra produção científica e impacto social de pesquisas em noite de premiação

publicado: 03/11/2025 17h10, última modificação: 04/11/2025 17h18
Prêmio Pesquisador de Destaque: UFMA celebra produção científica e impacto social de pesquisas em noite de premiação

Registro do reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento, e a pró-reitora da Proec, Zefinha Bentivi, com os pesquisadores e pesquisadoras premiados.

A última sexta-feira, 31, foi marcada pela celebração à produção científica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e valorização e reconhecimento do trabalho de pesquisadoras e pesquisadores da instituição, com a entrega do Prêmio Pesquisador(a) Destaque, promovido pela UFMA. Em sua primeira edição, o Prêmio Pesquisador(a) Destaque contemplou catorze docentes que se destacaram pela excelência científica e pelo impacto de suas pesquisas na sociedade

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, salientou a importância de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e pesquisadoras ao longo do ano, incluindo a sua produção científica, orientações e todas as atividades de investigação realizadas na Universidade. “Isso é uma forma de reconhecer, dar o mérito ao pesquisador pela contribuição que ele dá para a Universidade em termos de pesquisa tecnológica e inovação. Eu acho que o importante é a gente estar sempre valorizando os nossos, pesquisadores e pesquisadoras da nossa Universidade”, enfatizou Fernando Carvalho.

Lançado em 2024, o Prêmio abrange três grandes áreas do conhecimento e duas categorias: Sênior e Júnior, premiando tanto pesquisadores experientes quanto jovens talentos que contribuem para o avanço da ciência no Brasil.

De acordo com a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Flávia Nascimento, o processo de seleção dos premiados foi criterioso e considerou não apenas a produção científica quantitativa, mas também aspectos qualitativos e sociais. “Nós olhamos vários aspectos desse pesquisador, foi uma análise quantitativa também em relação à inserção social, à relevância dos trabalhos como um todo, não só para a UFMA, mas para o estado e para o Brasil, além da inserção internacional. É um prêmio multifacetado”, destacou.

Flávia enfatizou ainda a importância de reconhecer o esforço dos pesquisadores, especialmente diante das dificuldades enfrentadas pela ciência no país. “Fazer pesquisa no Brasil é muito desgastante, emocionalmente e financeiramente. Muitas vezes, o pesquisador precisa investir recursos próprios para realizar suas pesquisas, em tempos de financiamento escasso”, explicou.

Segundo ela, o professor-pesquisador brasileiro acumula múltiplas funções, por isso precisa ter sua dedicação valorizada. “É dessa categoria que vem toda a ciência feita no Brasil. É nas universidades que a ciência é feita no Brasil. Diferentemente de outros países mundiais, onde a gente tem a ciência sendo feita em institutos, em indústrias, no Brasil nós temos a ciência feita nas universidades, então o professor que é pesquisador, orientador tem que ser valorizado, tem que ser reconhecido”, completou.

Premiada na categoria Pesquisadora Sênior, na área de Ciências da Vida, Cecilia Claudia Costa Ribeiro, que iniciou na UFMA em 1998 e, ao longo da carreira, sempre teve suas atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares fundamentais da Universidade. Com o crescimento dos Programas de Pós-graduação, mestrado e doutorado, ela passou a aprofundar-se ainda mais na pesquisa científica.

Como o foco inicial era a área clínica da odontologia, especialmente no estudo da remoção de tecido cariado, Cecília percebeu que sua pesquisa estava muito centrada nas consequências da doença, e não em suas causas. Essa constatação levou a uma mudança de paradigma em sua linha de trabalho: compreender por que as pessoas adoecem e por que os dentes desenvolvem cáries.

Cecília expressa sua felicidade e honra ao receber o Prêmio Pesquisador (a) de Destaque: “Eu fiquei muito feliz e honrada. Essa parceria com a UFMA já dura décadas, desde que eu iniciei a minha carreira na UFMA, sempre voltada para a pesquisa, o ensino e a extensão, o tripé institucional, mas, com a evolução dos Programas de Pós-graduação, mestrado e doutorado, a gente foi se aprofundando ainda mais na pesquisa, e ter esse reconhecimento institucional foi muito importante pra mim”.

I Prêmio Pesquisador e Pesquisadora Destaque - 31-10-2025

Câmpus do continente também foram premiados

A primeira edição do Prêmio também mostrou a expansão da pesquisa pelos câmpus da UFMA. Além de São Luís, pesquisadores de Balsas, Chapadinha, Imperatriz e São Bernardo foram reconhecidos, demonstrando a força e a projeção científica da UFMA em todo o estado.

“Pesquisa e ciência se faz em grupo”. Para o docente do Centro de Ciências de Chapadinha e premiado como Pesquisador Sênior, na área Ciências Exatas, da Terra e Engenharias Anderson Zanini, a premiação não celebra apenas um indivíduo, mas todo um coletivo de pesquisadores que tornam a produção acadêmica possível. O professor ressalta que a pesquisa e a ciência são frutos do trabalho em grupo, envolvendo professores doutores, pós-doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos, e que o prêmio simboliza o esforço conjunto dessa rede de colaboração.

“Para mim, é um momento de muita alegria, porque o reconhecimento institucional é muito importante pra gente. E nós estamos aqui representando não só nós mesmos, porque senão a gente não conseguiria. Então, quando nós recebemos essa premiação, a gente representa todo um grupo, formado por professores doutores, pós-doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos. Então, eu fico muito alegre, muito feliz e contente por esse reconhecimento institucional”, expressa Zanini.

O professor considera positivo o movimento de valorização de outros câmpus, destacando a importância de expandir o reconhecimento para o interior do estado: “na capital, as coisas naturalmente se concentram mais, porque o maior número de cursos acontece quando está na capital. No interior, as coisas são um pouco mais complexas, mas, com um pouco de dedicação, com um pouco de auxílio, força de vontade, a gente consegue também. Eu sou prova disso. O professor Felipe recebeu o prêmio de jovem pesquisador, e eu já recebi o prêmio de Sênior. O nosso câmpus de Chapadinha pode ser que represente todos do continente. Então, a gente fica feliz e sabe que a gente está no caminho de consolidação também”.

Segunda edição

Durante a solenidade, foi lançado o edital Prêmio Pesquisador(a) Destaque 2025. Para participar, o pesquisador ou pesquisadora deve enviar a solicitação da inscrição por meio eletrônico no e- mail premiodestaque@ufma.br, até 19 de novembro.

O Prêmio Pesquisador (a) Destaque consolida-se, assim, como uma iniciativa essencial para estimular e valorizar a pesquisa científica no Maranhão, reforçando o compromisso da UFMA com a excelência acadêmica, a inovação e o desenvolvimento social.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade e Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: