Notícias
Prêmio MEC da Educação Brasileira: discentes da UFMA são destaque por desempenho na redação do Enem
“É sempre importante destacar que a educação é fundamental para a transformação da qualidade de vida” é a reflexão da discente do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Laís Sousa Fernandes, reconhecida nacionalmente com o Prêmio MEC da Educação Brasileira, na última segunda-feira, 11, dia do estudante, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Assim como Laís, Mariana Dias Cesário, do curso de Direito da UFMA, também foi premiada pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que garantiu o ingresso de ambas na Universidade.
Instituído pelo Decreto nº 12.521/2025, com regras publicadas na Portaria nº 564/2025, o Prêmio MEC da Educação Brasileira promove o reconhecimento e a valorização dos diversos atores educacionais. O objetivo é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e iniciativas destinados à melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica, que levem em conta a promoção da equidade e a redução das desigualdades, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (PNE).
Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.
Para o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a conquista das discentes reforça o papel da Universidade na formação e um celeiro de talentos. “Ficamos felizes pela conquista das nossas alunas Laís Sousa e Mariana Dias. Esperamos que trilhem um caminho de sucesso em nossa Universidade. A UFMA segue trabalhando para oferecer cada vez mais um ensino de qualidade buscando formá-los cada vez melhor”, expressou o reitor.

Para Laís, a premiação é motivo de orgulho ter todo o nosso esforço sendo reconhecido e valorizado. “Primeiramente, é uma honra representar o Estado do Maranhão na premiação do MEC juntamente com a estudante Mariana. Além disso, esse reconhecimento é um incentivo para todos os estudantes, inclusive para mim, pois, apesar das dificuldades enfrentadas no período do vestibular, com esforço, somos capazes de alcançar grandes conquistas”, declara a discente.
A estudante de Medicina aponta a dedicação durante o último ano do ensino médio para alcançar o resultado, que culminou com o ingresso na UFMA: “Tive que me dedicar bastante durante o terceiro ano, conciliando o ensino médio com o cursinho on-line que assinei na época. Além disso, realizei muitos simulados de edições anteriores do Enem. A gestão de tempo e a ansiedade foram os maiores desafios que enfrentei nesse processo, pois o pouco tempo disponível para estudar me fazia acreditar que eu não seria capaz de ser aprovada no vestibular. Mas, apesar das dificuldades, meu esforço foi recompensado, e fui aprovada no curso de medicina da UFMA”.
Segundo Laís, a premiação é um estímulo para conquistar seus sonhos. “Esse reconhecimento indica que estou no caminho certo, e, com dedicação e muito estudo, posso alcançar todos os meus objetivos. Ser premiado é ter sua história reconhecida como parte da transformação do país. Assim, esse prêmio exalta a capacidade de ampliar os horizontes por meio da educação”, conclui a premiada.
Com o resultado expressivo, Laís Sousa Fernandes e Mariana Dias Cesário já iniciam sua trajetória acadêmica na UFMA como inspiração para colegas e exemplo para futuros candidatos. A conquista delas reafirma o compromisso institucional com a excelência, a inclusão e o protagonismo estudantil.
Por: Ingrid Trindade, com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação
Fotos: Luis Fortes Fotografo
Revisão: Jáder Cavalcante