Notícias

PPGSOC da UFMA realiza III Jornada Internacional de Ciências Sociais com submissões de trabalho até dia 30 de março

publicado: 25/03/2024 11h23, última modificação: 25/03/2024 11h23
PPGSOC da UFMA realiza III Jornada Internacional de Ciências Sociais com submissões de trabalho até dia 30 de março

Com o objetivo de celebrar os vinte anos de fundação, o Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais (PPGSOC) realiza a III Jornada Internacional de Ciências Sociais, entre os dias 21 e 24 de maio, no auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), na Cidade Universitária em São Luís. 

Com o tema “Bioeconomia, produção familiar e estratégias para o desenvolvimento de atividades sustentáveis na Amazônia”, o evento conta com palestras, mesas-redondas, conferências, lançamento de livros e apresentações de trabalhos. As inscrições para submissão de trabalhos se estendem até sábado, 30 de março, e podem ser realizadas por meio do site do evento.

Além da discussão sobre o desenvolvimento de atividades sustentáveis na Amazônia, a jornada tem por propósito reunir pesquisadores e pesquisadoras com investigações relevantes à compreensão das complexas dimensões (sobretudo sociais, econômicas, políticas e culturais), que envolvem a “região amazônica”; discutir os desafios teóricos e práticos relacionados às formas de produção material e simbólica das existências, de gestão de recursos naturais, do uso de novas tecnologias, entre outros; analisar as possibilidades da elaboração de estratégias de desenvolvimento sustentável com base na perspectiva da bioeconomia e considerando as especificidades dos diferentes ecossistemas amazônicos; e incentivar a adoção por instituições governamentais de estudos e pesquisas sobre estratégias de desenvolvimento baseadas na bioeconomia.

Segundo o professor e organizador da jornada, Marcelo Carneiro, a programação reunirá professores, pesquisadores, gestores públicos, representantes da sociedade civil e estudantes para discutir a bioeconomia, promovendo diálogo, reflexão e formação em diferentes níveis de ensino e atuação profissional.

“Professores universitários e pesquisadores poderão se apropriar de discussões acerca do tema da bioeconomia, suas especificidades e recortes analíticos, bem como formas de operacionalizar pesquisas relacionadas ao tema. O evento está programado também para possibilitar diálogo com gestores de instituições públicas, caso, por exemplo, das secretarias estaduais da Agricultura, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, que atuam no campo da bioeconomia na Amazônia. Outro público importante do evento será o de representantes da sociedade civil, pois o evento pretende estimular a reflexão acerca das possibilidades de construção de estratégias de desenvolvimento de atividades produtivas baseadas nos princípios da bioeconomia. Estudantes de graduação e pós-graduação terão no evento um espaço de formação e aprendizado importante, pois o Encontro será um momento ímpar para conhecer os debates e discussões sobre o tema com especialistas nacionais, o que, certamente, contribuirá em sua formação e exercício profissional. O evento procurará envolver também professores do Ensino Básico, que terão a oportunidade de participar dessa importante discussão, para poderem desenvolver estratégias de ensino capazes de proporcionar aos estudantes um melhor entendimento sobre as questões relacionadas com o tema da bioeconomia”, frisa.

Para saber mais sobre temas de trabalho, programação e prazos, acesse o site do evento.

Por: Sarah Dantas 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: