Notícias

PPGQUIM da UFMA torna público edital com vagas para mestrado e doutorado

publicado: 27/03/2024 12h10, última modificação: 27/03/2024 12h10
PPGQUIM da UFMA torna público edital com vagas para mestrado e doutorado

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), torna público edital com vagas para o Curso de Doutorado e Mestrado Acadêmico em Química, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuim). As inscrições abrem no dia 1 de abril e seguem até 15 de abril, por do SIGAA.

O programa, que possui nota 4 pela Capes, possui estrutura curricular composta por um conjunto de disciplinas e atividades que totalizam 18 créditos para o Mestrado e 28 créditos para o Doutorado, sendo dedicação integral para ambos os cursos. O Curso de Mestrado tem duração de 24 meses e o que Doutorado de 48 meses. As linhas de pesquisa se dividem em três tópicos: Estudos Avançados em Química Analítica, Sistemas Eletroquímicos e Fotoeletroquímicos; Química de Materiais, Interfaces e Superfícies; Química de Produtos Naturais, Obtenção, Aplicação de Compostos e Química Computacional.

O público alvo para o Curso de Doutorado são profissionais com Mestrado em Química ou em áreas relacionadas, especificamente aos titulados em Química Industrial, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Tecnólogo em Processos Químicos, Ciência e Biotecnologia, Física, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Geociências, Oceanografia e Agronomia, entre outros. Para o Mestrado, as vagas são destinadas a profissionais graduados em Química ou áreas relacionadas, incluindo os cursos já citados para Doutorado.

Serão oferecidas 7 vagas para o Doutorado, sendo 4 vagas para ampla concorrência; 2 vagas para a Políticas de Ações Afirmativas (Pessoas com deficiência, pessoas negras - pretas e pardas -, pessoas indígenas, pessoas quilombolas, pessoas trans e pessoas em situação de baixa renda) e 1 vaga para a Política de Qualificação de Servidores Técnicos Administrativos em Educação efetivos ativos da UFMA. Para o Curso de Mestrado, serão 8 vagas distribuídas em 4 vagas para ampla concorrência, 2 vagas para Políticas de Ações Afirmativas e 2 vagas para a Políticas de Qualificação de Servidores Técnicos Administrativos em Educação efetivos da UFMA.

O candidato às vagas reservadas para Ações Afirmativas concorrerá concomitantemente às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo, já os candidatos às vagas reservadas para servidores não concorrerão concomitantemente às vagas destinadas à ampla concorrência.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 50,00 para o Mestrado e R$ 70,00 para o Doutorado, no ato da inscrição o interessado deverá comprovar o pagamento do boleto Guia de Recolhimento da União em prol da UFMA, a ser gerada neste link referente a taxa de inscrição.

Será isento de pagamento da taxa os candidatos que comprovarem não possuir condições financeiras para custear sua inscrição no processo seletivo. O candidato deverá enviar ao , até o dia 28 de março, o Requerimento de Isenção de Pagamento da Taxa de Inscrição disponível no edital, preenchido e assinado, além da cópia do RG e cópia do NIS ou comprovante de cadastramento atualizado emitido pelo Portal Consulta Cidadão.

Para acessar o edital basta acessar o link onde concentra-se maiores informações a respeito do processo seletivo, datas de matrículas, convocações e documentos necessários para serem apresentados a coordenação do PPGQuim.

Por: Karina Soares

registrado em: