PPGO lança livro digital sobre o papel do cirurgião-dentista na manutenção da saúde bucal infantil para a prevenção de doenças crônicas

publicado: 11/10/2022 13h19, última modificação: 12/10/2022 13h27

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Universidade de São Paulo (USP), lançaram o livro digital “Os primeiros mil dias de vida: a Odontologia na perspectiva DOHaD”. O livro está disponível no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (Ares), plataforma da recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições da Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. Desde que foi disponibilizada na plataforma, no dia 3 de outubro, o livro já somou mais de 1.300 downloads.

O livro digital foi organizado pelas professoras Cecilia Claudia Costa Ribeiro (PPGO-UFMA), Ana Estela Haddad (USP) e Ana Emília Oliveira (UNA-SUS e DTED-UFMA). O público-alvo do livro é o profissional cirurgião-dentista, e seu conteúdo aborda o cuidado odontológico na perspectiva da Teoria das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença (Dohad). A publicação discute, de maneira didática, as ações do cirurgião-dentista no acompanhamento da gestante e seu bebê até os dois anos, período que corresponde aos primeiros mil dias de vida.

O doutorando e um dos autores do livro, Silas Alves (PPGO-UFMA), enfatizou que o livro tem o intuito de apresentar visão mais ampliada do papel do dentista no momento crucial dos primeiros mil dias de vida. “O dentista costuma ser um dos primeiros profissionais de saúde a identificar sinais de doenças crônicas logo no início do ciclo vital”, completou.

A parceria entre o PPGO, UNA-SUS e a USP é resultado do compromisso do Programa de Pós-Graduação em Odontologia em participar da formação de profissionais do SUS com o que há de mais atual na literatura científica. “Nesse e-book, apresentamos evidências científicas que suportam a prevenção integrada das doenças não transmissíveis, incluindo as bucais e sistêmicas de maior mortalidade no futuro. Destacamos estratégias para a prevenção primordial das doenças não transmissíveis, isto é, manter-se longe dos fatores de risco, nessa etapa da vida”, ressaltou a professora Cecilia Ribeiro, autora e organizadora da obra.

Baixe gratuitamente a obra completa

Por: Vandilson Rodrigues