Notícias

PPGO da UFMA promove Simpósio “Saúde em Diálogo” com enfoque multidisciplinar na relação entre refluxo e erosão dentária

publicado: 25/09/2025 14h38, última modificação: 26/09/2025 09h06
PPGO da UFMA promove Simpósio “Saúde em Diálogo” com enfoque multidisciplinar na relação entre refluxo e erosão dentária

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, no dia 11 de outubro, o simpósio “Saúde em Diálogo: A erosão dentária e o refluxo gastroesofágico sob diferentes olhares”. O evento tem por objetivo fomentar um diálogo profícuo sobre estratégias de prevenção, diagnóstico e manejo, destacando a importância da atuação conjunta de diferentes áreas da saúde para um tratamento mais eficaz.

As inscrições estão abertas. Por ter vagas limitadas, os interessados, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde, devem garantir sua participação com antecedência por meio do link (clique aqui). 

O simpósio contará com um painel multidisciplinar de especialistas, incluindo uma cirurgiã-dentista, um médico, uma nutricionista e uma fonoaudióloga. Cada profissional trará suas experiências, permitindo aos participantes compreender as inter-relações entre a saúde bucal, a função digestiva, a nutrição e a motricidade orofacial. Segundo a organização do evento, essa abordagem colaborativa é fundamental para um cuidado ao paciente verdadeiramente abrangente e personalizado.

A professora do PPGO e organizadora do evento, Leily Firoozmand, destaca que o simpósio busca integrar diferentes áreas da saúde para compreender melhor o refluxo e suas consequências. “A iniciativa nasceu da percepção de que, em razão do estilo de vida contemporâneo, a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) tem atingido grande parte da população, e que suas repercussões, como a erosão dental, envolvem múltiplos fatores e impactam diferentes dimensões da saúde. Ao reunir especialistas da Odontologia, Medicina, Nutrição e Fonoaudiologia, buscamos promover uma troca de conhecimentos que vá além da visão individual de cada área, permitindo uma compreensão mais ampla da doença e de suas implicações no bem-estar do paciente. Cabe ressaltar que este Simpósio está sendo organizado também com o intuito de levar um pouco do conhecimento produzido dentro da Universidade para a sociedade”, ressalta.

A professora ainda reforça a importância de adotar uma abordagem multidisciplinar tanto no tratamento do paciente como também na formação dos futuros profissionais da área da saúde. “A abordagem multidisciplinar é fundamental porque o paciente não apresenta apenas sintomas isolados, mas, sim, um conjunto de manifestações que exigem olhares complementares. A valorização do trabalho conjunto entre diferentes áreas sinaliza uma transformação importante na formação em saúde. Essa integração estimula a construção de profissionais mais sensíveis às necessidades globais do paciente, preparados para dialogar e colaborar com outras especialidades. A médio e longo prazo, espera-se que essa prática contribua para a formação de equipes multiprofissionais mais qualificadas, capazes de oferecer soluções inovadoras e humanizadas para problemas complexos, tornando mais próxima a comunicação entre cirurgiões-dentistas e as demais especialidades da saúde”, finaliza.

A iniciativa teve origem com o incentivo da AGEUFMA, que aprovou e viabilizou a submissão do projeto de pesquisa ao Edital GERES CDESU – Seleção Pública de Pesquisas Científicas e Tecnológicas, Edição 2024, do Banco da Amazônia. Assim, o projeto recebeu apoio para a sua execução pois foi classificado em 19º lugar no cenário nacional. A realização de atividades deste projeto conta com a participação ativa de alunos de doutorado e de iniciação científica em Odontologia da UFMA, fortalecendo a integração entre pesquisa, ensino e extensão.

Por: PPGO

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: