Notícias
PPGE da UFMA abre inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMA está com inscrições abertas até o dia 16 de março, para a seleção aos cursos de mestrado e doutorado. O programa tem por objetivo contribuir para a produção e socialização de conhecimentos científicos na área da educação brasileira, na ocasião, formando, em nível de mestrado, docentes pesquisadores voltados para a educação maranhense e brasileira, em articulação com o contexto internacional.
Mestrado
O curso de Mestrado tem por objetivo formar pesquisadores com perfil acadêmico para a produção teórico-prática e socialização de conhecimentos científicos da área de Educação, sustentando-se em três Linhas de Pesquisa: História, Políticas Educacionais e Formação Humana; Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente; Diversidade, Cultura e Inclusão Social.
O curso funcionará em horário diurno, podendo ser ministrado em turno matutino, da 8h às 15h, e/ou vespertino, das 14h às 18h, devendo o aluno ter disponibilidade em tempo integral ao Programa.
Poderão se inscrever no processo seletivo candidatos portadores de títulos outorgados por instituição de ensino superior e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, em conformidade com os seguintes requisitos: candidatos portadores dos diplomas dos cursos de graduação nas diferentes áreas de conhecimento, admitindo-se também certidão da instituição de conclusão do referido curso na ausência de posse do diploma, com até quatro meses de expedição.
Serão ofertadas 17 vagas, distribuídas da seguinte forma: 9 vagas para ampla concorrência; 5 vagas para a Política de Ações Afirmativas sendo: 1 vaga para pessoas com deficiência; 1 vaga para pessoas negras (pretas e pardas); 1 vaga para pessoas quilombolas; 1 vaga para pessoas indígenas e 1 vaga para pessoas trans ou pessoas em situação de baixa renda. Além de 3 vagas para a Política de Qualificação de Servidores Técnicos Administrativos em Educação efetivos ativos da UFMA.
Doutorado
O curso de doutorado tem por objetivo formar pesquisadores doutores com perfil acadêmico para a produção teórico-prática da área de educação e, em particular, da história, das políticas e práticas educativas, sustentando-se em duas linhas de pesquisa: História e Políticas Educacionais e Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente.
Assim como o mestrado, o doutorado funcionará em horário diurno, podendo ser ministrado em turno matutino e/ou vespertino, devendo o doutorando ter disponibilidade em tempo integral ao Programa.
Poderão se inscrever no processo seletivo para ingresso no Curso de Doutorado candidatos portadores de títulos outorgados por instituição de ensino superior e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, em conformidade com os seguinte requisitos: candidatos portadores dos diplomas dos Cursos de Graduação e Mestrado nas diferentes áreas de conhecimento, admitindo-se também Certidão da Instituição de conclusão do curso de Mestrado na ausência de posse do diploma.
Serão ofertadas 11 vagas, distribuídas da seguinte forma: 5 vagas para ampla concorrência; 4 vagas para Política de Ações Afirmativas sendo: 1 vaga para pessoas com deficiência; 1 vaga para pessoas negra (pretas e pardas) ou pessoas quilombolas; 1 vaga para pessoas indígenas e 1 vaga para pessoas trans ou pessoas em situação de baixa renda. Além de 2 vagas para a Política de Qualificação de Servidores Técnicos Administrativos em Educação efetivos ativos da UFMA.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas via SIGAA com preenchimento do questionário de Inscrição e envio da documentação e envio da documentação disponível no edital para o Curso de Mestrado.
Para o Curso de Doutorado, também deverão ser realizadas inscrições via SIGAA com preenchimento do formulário e questionário de inscrição, além do envio da documentação disponível no edital.
O valor da taxa de inscrição para ambos os cursos é de R$ 200,00, devendo ser recolhida por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). Será isento de pagamento da taxa de inscrição o candidato que declarar não possuir condições financeiras para custear sua inscrição no processo seletivo, a solicitação deverá ser feita pelo candidato via requerimento, de forma prévia à realização da inscrição, devendo o interessado apresentar os documentos previstos nos editais, via e-mail ao Curso de Mestrado e ao Curso de Doutorado até o dia 23 de fevereiro às 18h.
Por: Karina Soares
Produção: Sarah Dantas
Foto: Karla Costa
Revisão: Jáder Cavalcante