publicado: 26/09/2022 09h34, última modificação: 26/09/2022 21h21
PPGDIR realizará Ciclo de Debates Constitucionais em homenagem ao professor Roberto Carvalho Veloso.jpg

O Programa de Pós-graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR-UFMA) realizará o Ciclo de Debates Constitucionais em homenagem ao professor Roberto Carvalho Veloso, nos dias 30 de setembro e 3, 24 e 25 de outubro, no Auditório do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da UFMA, localizado à Rua do Sol, nº 117 - Centro, em São Luís.

A programação do evento terá início no dia 30 de setembro, às 17h, com a realização da Sessão Solene em Homenagem ao doutor Roberto Carvalho Veloso. No dia 3 de outubro, serão ministrados dois seminários. O primeiro, com o professor Nelson Juliano (UFPI), com o tema "Democracia em tempos de ceticismo", que terá início às 17h. O segundo seminário terá como tema "Dois séculos de constitucionalismo: dilemas e potencialidades" e será ministrado pelo professor Filomeno Moraes (UECE), a partir das 19h.

Encerrando o ciclo de debates, será realizado o curso "Democracia na atualidade: Análise de sua evolução e hegemonia, crítica e aperfeiçoamento". O caso brasileiro ministrado pelo professor Rubens Beçak (USP), nos dias 24 e 25 de outubro, das 16h às 18h30.

Sobre o homenageado

O professor Roberto Carvalho Veloso é pós-doutor em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP), Juiz Federal do Maranhão, coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - NUGEP, membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM, professor associado da Universidade Federal do Maranhão e do curso de Direito da UNIEURO, professor orientador de dissertações de Mestrado da Universidade Autónoma de Lisboa - Portugal, membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e membro da Academia Maranhense de Letras e Artes Militares.

O doutor Roberto Carvalho Veloso também exerceu as funções de presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), de presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região e de coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (PPGDIR-UFMA).

É autor de vários artigos científicos. Organizou e coordenou a publicação de diversos livros, a maioria oriunda das pesquisas da pós-graduação. É autor e coautor de capítulos de vários livros. Publicou sua tese de doutorado com o título "Crimes Tributários", pela Editora Quartier Latin.

Por: PPGDIR