PPGDir da UFMA divulga edital de inscrições de artigos para o 1º Congresso "O Maranhão e a Amazônia: Direitos, Vocações Estratégicas, Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável e a Soberania Nacional"

publicado: 17/01/2024 12h30, última modificação: 17/01/2024 12h30

O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDir) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Núcleo de Estudos de Direito Constitucional, divulga edital para a realização de inscrições de artigos para o 1º Congresso com a temática: “O Maranhão e a Amazônia: Direitos, Vocações Estratégicas, Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável e a Soberania Nacional”. As submissões poderão ser realizadas pelo acesso à área restrita do site do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONDEPI) . O evento ocorre entre os dias 28 e 30 de maio, em São Luís, e a inscrição para artigos serão aceitos até o dia 30 de março.

O congresso busca originar debates voltados para o desenvolvimento sustentável e a preservação da soberania nacional no Estado do Maranhão e na Amazônia, incentivando produções científicas e intelectuais mediante a submissão de artigos que giram em torno dos cinco eixos temáticos.

O encontro apresenta-se como um espaço em comum para pensadores, pesquisadores e interessados nas áreas abrangidas, promovendo um diálogo essencial para o avanço acadêmico e também para a construção de diretrizes estratégicas fundamentais para o futuro do Maranhão, da Amazônia e do país como um todo.

Paulo Roberto Barbosa, coordenador do PPGDir, destaca a participação de grandes instituições de ensino no primeiro congresso com a temática voltada o desenvolvimento sustentável dentro do ensino de Direito. “O evento contará com a participação direta das maiores universidades públicas e privadas do Maranhão, além de alguns dos seus principais docentes e pesquisadores, de discentes da graduação e pós-graduação dessas e de outras instituições. Tal iniciativa, pioneira na região, possibilitará o fomento do pensamento estratégico de forma perene e sustentável, de modo que possa contribuir para que o tema se torne comum em nosso meio, como já o é em grandes centros, a exemplo do Rio de Janeiro e de Brasília”.

Normativas para submissão dos artigos

Os artigos deverão ser submetidos em documento PDF, redigido em língua portuguesa e conter entre 15 e 20 páginas no formato A4, utilizando fonte “Times New Roman”, tamanho 12, justificada, sem hifenização, espaçamento entre as linhas de 1,5, recuo de 1,5 cm no início dos parágrafos, e margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita). Serão admitidos artigos com, no máximo, três autores, e pelo menos um autor deve ter a titulação de Doutor.

Os eixos temáticos trabalhados serão: Relações Internacionais, Geopolítica e Estratégia; Segurança e Defesa; Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade; Comunicação Estratégica e Educação para o Desenvolvimento e a Defesa Nacional.

O edital está disponível no link.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras