PPGBC da UFMA realiza a 38° Reunião da Flora Nordestina e Perspectivas Futuras

publicado: 03/08/2023 10h35, última modificação: 18/08/2023 10h43
O evento será realizado de forma remota dos dias 9 a 11 de agosto.
PGBC da UFMA realiza a 38° Reunião da Flora Nordestina e Perspectivas Futuras

Ocorre, no próximo dia 9 de agosto, a partir das 14h, a abertura da 38ª Reunião da Flora Nordestina e Perspectivas Futuras, realizada pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento se estenderá até o dia 11, sexta-feira, e será realizado de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. Este ano, traz a temática sobre o resgate do conhecimento da Flora Nordestina e perpesctivas. As inscrições estarão abertas até o dia 9, e o evento tem como público-alvo pesquisadores, docentes e estudantes de instituições nacionais e profissionais da área.

A 38ª Reunião Nordestina de Botânica trata-se de um evento tradicional, com repercussão regional e nacional, realizado com apoio da Diretoria Regional Nordeste da Sociedade Botânica do Brasil (SBB). O evento tratará sobre o resgate do conhecimento da Flora Nordestina e perspectivas, com ênfase em temas mais atuais, como a importância da biodiversidade, a ODS, conhecimento tradicional associado à pesquisa. Serão realizadas palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições, apresentações e premiações de trabalhos científicos das seguintes áreas temáticas: Biologia reprodutiva, bioquímica, fitoquímica e quimiossistemática, morfologia e anatomia vegetal, coleções botânicas, ecologia vegetal, ensino da botânica, etnobotânica, fisiologia vegetal, florística, fitossociologia e fitogeografia, genética e biologia molecular de plantas, algas e fungos, palinologia/paleobotânica, sistemática de algas, sistemática de angiospermas, sistemática de briófitas, sistemática de fungos, sistemática de gimnospermas, sistemática de licófitas e monilófitas.

O evento contará com a participação de pesquisadores, professores universitários, professores da educação básica, estudantes de graduação, pós-graduação e da educação básica, profissionais liberais, assim como a comunidade que estuda, admira e gosta da área de botânica. Como a temática central do evento está sendo pautada no resgate do conhecimento da flora nordestina e perspectivas, espera-se o destaque dos estudos desenvolvidos ao longos dos anos no Nordeste e de que forma as pesquisas estão desenvolvendo-se na região.

Saiba mais

O Maranhão está sediando o evento pela quarta vez, o primeiro aconteceu em 1983, há 40 anos. De acordo com o professor Eduardo Bezerra de Almeida Junior, presidente da comissão organizadora do evento, é pretendido relatar todos os avanços, as dificuldades, as conquistas e as perspectivas quanto ao futuro das pesquisas no estado. O evento representará um importante fórum de discussão, integrando as instituições de ensino e pesquisa, alunos de graduação e pós-graduação, além de todos que estudam, pesquisam ou gostam da área de botânica; tendo o propósito de discutir a mega biodiversidade, a conservação, a gestação e a proteção da riqueza vegetal da região nordestina. Além de servir como um esquenta para o 73° Congresso Nacional de Botânica, que será realizado de forma presencial no câmpus da Universidade Federal do Pará, Belém, no período de 29 de outubro a 4 de novembro de 2023.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras