Portal das profissões auxilia estudantes do ensino médio sobre os cursos da Universidade Federal do Maranhão

publicado: 24/02/2021 14h19, última modificação: 25/02/2021 20h42
portal feira das profissões.jpg

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Ensino, realizou a primeira feira virtual das profissões em dezembro de 2020, quando foi lançado o Portal das Profissões que auxilia os estudantes do ensino médio a tirar suas dúvidas com relação aos 94 cursos de graduação da UFMA. A programação contou com webinários, bate-papos e vídeos informativos sobre os cursos da instituição, que estão disponíveis no portal. As palestras e apresentações dos cursos foram transmitidas, simultaneamente, nos canais do Facebook e do YouTube da UFMA.

Por conta do atual contexto da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-reitora de Ensino, precisou se reinventar e criar condições de mostrar, de forma simples, os cursos oferecidos pela Universidade, a fim de apresentá-los para a sociedade, especialmente para aqueles que sonham em ingressar no ensino superior e que, no ato da escolha sobre qual direção seguir, ficam em dúvida e sem saber o que cada área pode oferecer, tanto acadêmica quanto profissionalmente.

O portal das profissões deixa os alunos informados sobre a feira virtual, evento anual que tem por objetivo orientar estudantes do Ensino Médio e demais interessados que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), condição para o acesso às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a decidir qual curso e profissão seguir.

A Universidade criou o Portal das Profissões para apresentar aos que sonham entrar na instituição suas estruturas e seus cursos que garantem a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da internacionalização. A UFMA, segundo o ranking da folha conhecido pela sigla “RUF”, uma avaliação do ensino superior publicada anualmente no mês de setembro, reconhece a Universidade como a melhor do Maranhão, ocupando a primeira posição e a 51ª do país, em um total de 197 Instituições de Ensino Superior, pública ou privada, no Brasil.

Por: Michelle Sousa

Produção: Marcos Paulo