Políticas públicas para pessoas com doenças raras é tema do novo curso da Diretoria de Tecnologias na Educação

publicado: 18/07/2022 08h55, última modificação: 18/07/2022 18h20
Políticas públicas para a comunidade de raros é tema do novo curso da Diretoria de Tecnologias na Educação.png

Com o objetivo de apresentar os conceitos de políticas públicas e a importância dessas ações na vivência das pessoas com condições raras de saúde, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) lança o curso “Políticas públicas para pessoas com doenças raras”. A capacitação é gratuita, tem início imediato, e as matrículas podem ser realizadas por meio da plataforma saiteava.org.

Ofertado em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o curso tem como público-alvo pessoas com condições raras de saúde, familiares, gestores e profissionais dos mais diversos âmbitos interessados na temática da capacitação.

A capacitação é disponibilizada na modalidade a distância e com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem por objetivo destacar os conceitos e tipos de políticas públicas, os projetos de leis, as normas infralegais, o papel da participação social na formulação dessas ações e os impactos desses programas no contexto das pessoas com doenças raras.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos interativos, PDF interativo, e-books, vídeos e PDF do tipo livreto.

Temáticas - Com carga horária de 30 horas, a capacitação apresenta as seguintes temáticas: conceitos de políticas públicas; tipos de políticas públicas e o ciclo das políticas públicas; políticas públicas para doenças raras; projetos de lei para doenças raras; normas infralegais sobre doenças raras; participação social na formulação de políticas públicas para doenças raras; impactos das políticas públicas sobre as pessoas com doenças raras.

O Programa – Intitulado “Capacitação e Informação em Doenças Raras”, o programa de formação apresenta as principais informações sobre doenças raras no que tange aos seus aspectos históricos, sociais e biológicos; o itinerário das pessoas inseridas nesse contexto; as políticas públicas voltadas à comunidade de raros; as necessidades e o enfrentamentos das famílias raras e mães atípicas e a importância do voluntariado e empoderamento das pessoas com doenças raras.

Ao todo, ele é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais. Nessa modalidade, o cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições no ambiente virtual de aprendizagem - o Saite AVA. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Por: DTED