Notícias
Planetário da UFMA promove “Natal com ciência” para crianças
O "Natal com Ciência" marcou a inauguração da exposição itinerante “Astrofísica dos Corpos Negros”. Foto: Ingrid Trindade/Dcom
Nessa quinta-feira, 4, o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou uma programação especial, juntando a magia do Natal com o aprendizado científico. A atividade foi um presente para o público geral, que teve a oportunidade de aprender por meio da observação do universo.
Em destaque, houve a inauguração da Exposição “Astrofísica dos Corpos Negros”, que traz curiosidades sobre estrelas, astros e universo e questiona o baixo número de cientistas negros. Ao mesmo tempo, ilumina as figuras negras na comunidade científica incentivando a formação de novo cientistas para mudar esse cenário.
Além da exposição, foram realizadas também apresentações de palestras e experimentos científicos, compartilhando noções da Física de forma facilitada para o público presente, que ouviu concentrado. Fechando a programação, o público pode observar a Superlua e outros astros.
Observação do Sol. Foto: Ingrid Trindade/Dcom
Férias fora das telas
A programação “Natal com Ciência” recebeu a presença de muitas famílias, que buscam atividades para as crianças nas férias escolares e que acharam nas observações planetárias uma fonte de conhecimento e diversão para os pequenos.
“Tô achando legal, bem interessante”, expressou Estela Travassos, de 11 anos, que pôde ampliar seus conhecimentos experimentando o telescópio.
Ludinor Miranda, mãe de Estela, destacou a importância desses eventos para os filhos: “É sempre interessante. Primeiro lugar, é gratuito, coisas que a gente está procurando fazer com as crianças nas férias. Eu acho que tem que ter mais atividades como essa, porque desperta o interesse, faz a criança pensar em outras coisas, não só ficar nas telas em casa”.
A psicóloga e mãe Janicelma Fernandes soube da exposição e reuniu a turma da escola dos filhos para participar também. Ela ressaltou o simbolismo das ações promovidas pela UFMA e seu impacto na formação juvenil e na democratização do saber: "Ensinar desde cedo, ter acesso à informação, ter acesso à ciência de uma forma lúdica, é importante e significativo para o desenvolvimento deles. Então, viver experiências dessas e nas férias é muito importante. E sair das telas, também, é importantíssimo".
Crianças e adultos aproveitaram a programação. Foto: Ingrid Trindade/Dcom
Para o coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento e professor, José de Oliveira, "quando se fala sobre ciência, o principal objetivo nosso é tornar a ciência um bem popular”, explicando que as atividades realizadas têm o intuito de popularização da ciência.
“Hoje nós estamos fazendo o Natal com Ciência para atender à família. É uma atividade familiar para que as pessoas possam ver o que é a ciência na forma mais genérica possível, uma forma bem lúdica. De como se faz a ciência e a importância da ciência para o desenvolvimento deles e da humanidade como um todo. O Espaço da Ciência está aberto ao público para visitação, tanto de escolas, como de atividades lúdicas para a população em geral”.
Unindo acolhimento e educação, a iniciativa foi um veículo de aprendizado lúdico, que deve ser celebrado ao aproximar a vida acadêmica da população externa à Universidade, promovendo completa integração social.
Por: Elcyane Ayres e Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade/Dcom
Revisão: Jáder Cavalcante
