Pista de Atletismo da UFMA foi sede do 45º Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo Adulto

publicado: 28/09/2021 10h54, última modificação: 28/09/2021 18h46
1 | 14
2 | 14
3 | 14
4 | 14
5 | 14
6 | 14
7 | 14
8 | 14
9 | 14
10 | 14
11 | 14
12 | 14
13 | 14
14 | 14

Na tarde da sexta, 24, na Pista de Atletismo da Universidade Federal do Maranhão, no Câmpus São Luís, ocorreu a cerimônia de abertura do 45º Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo Adulto. O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com a UFMA e a Federação Atlética Maranhense (Fama). O evento ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro, e a última vez que o Maranhão havia sido o anfitrião do evento foi no ano de 1997.

O evento recebeu esse nome como forma de homenagear o premiado treinador, ex-presidente da Fama e árbitro nacional e internacional Manoel Trajano, que faleceu em novembro de 2015, em São Luís.  A premiação contou com 279 atletas representando os estados da região Norte e Nordeste, além de convidados dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Distrito Federal, que disputaram provas de modalidades em corridas, saltos, arremessos, lançamentos e marcha atlética.

Durante a cerimônia de abertura, o reitor Natalino Salgado declarou a satisfação da Universidade em sediar essa competição, segunda maior em nível nacional. “Este evento nos proporciona muitas parcerias na condição de instituição pública, com o Estado e os órgãos do setor do esporte, e valoriza o esporte na região Norte e Norte no âmbito da saúde, cultura e educação. Que os atletas possam desempenhar com louvor a competição e desde já parabenizo aqueles que se propuseram a competir”, comentou.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, afirmou a importância de trazer uma competição como essa no aspecto de aproximar e popularizar o atletismo nas regiões envolvidas. “Esta competição demonstra que não precisamos de grandes estruturas para desenvolver algumas modalidades no esporte. Fiquei bastante emocionado durante este ano, em presenciar a primeira vez que a equipe do Centro de Atletismo Maranhense, CT Maranhão, subiu ao pódio de uma competição nacional, que foi o Troféu Brasil, realizado em junho, na cidade de São Paulo, na qual foi conquistado o terceiro lugar na classificação geral”, relembrou.

Saiba mais

A abertura do 45º Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo Adulto contou também, em sua tribuna de honra. com o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; o secretário Rogério Cafeteira; o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Leandro Motta Campos; e com o presidente da Federação Maranhense de Atletismo, Elci Alves Rodrigues.

Também estiveram os atletas olímpicos Cláudio Roberto de Sousa, medalhista de prata no revezamento 4x100 na Olímpiada de Sydney, em 2000; José Carlos Moreira, conhecido como Codó, medalhista de bronze no revezamento 4x100 da Olímpiada de Pequim, em 2008; e Bruno Lins Tenório de Barros, medalhista de bronze no revezamento 4x100 na Olímpiada de Pequim, em 2008.

Por: Allan Potter

Fotos: Maiara Pacheco