Pibid e Residência Pedagógica em Ciências Biológicas do Câmpus de Chapadinha promoverão, nos dias 30 e 31 deste mês, de forma virtual, o “Ciclo de Seminários Sobre a Formação de Professores”

publicado: 23/07/2021 11h02, última modificação: 23/07/2021 18h16

De forma virtual, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Chapadinha, promoverão, nos dias 30 e 31 deste mês, o Ciclo de Seminários Sobre a Formação de Professores. O objetivo é refletir sobre os desafios da relação entre os conteúdos da área de conhecimento específico e os conteúdos pedagógicos, analisando as práticas pedagógicas no ensino de biologia no contexto escolar.

O público-alvo são os licenciandos em Biologia da Universidade Federal do Maranhão. As inscrições serão realizadas até o dia 29 deste mês, e os interessados devem acessar a plataforma SIGEventos para se inscrever e garantir a vaga. O evento é gratuito e será realizado das 8h30 às 11h30 pelo Google Meet. O link da sala virtual será enviado para o e-mail dos participantes um dia antes do evento. Haverá certificado com carga horária de seis horas.

Confira a programação:

Dia 30/07: Abertura do evento e Apresentações:

1: Pibid

2: RP: Sala de aula: espaço de construção do conhecimento para o aluno e desenvolvimento profissional para o professor - Brenda e Iara

3: Pibid: Reflexões sobre o currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica- Héllen Thays, Maria Heloisa e Rayanne Viana

4: RP: O saber e o saber fazer do Professor - Aldilene e Maria do Livramento

5: Pibid: A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da lei 10.639/03. Carla luzia e Ruth

6: RP: A atividade de ensino como ação formadora - Leandro e Catharina

Dia 31/07: 7 Apresentações e encerramento do evento:

1: Pibid: Sexualidades em sala de aula: Discurso, desejo e teoria Queer - Janayra, Lourenilde e Mayanne

2: RP: O papel do professor na sociedade digital - Maria da Conceição e Sthephany

3: Pibid: Gênero na sala de aula: a questão do desempenho escolar - Luiza , Mateus

4: RP: A disciplina: uma questão crucial na didática - José Júnior e Fernanda Sthephany

5: Pibid: Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades: Joany, Ronaldo e Fernanda

6: Pibid: Aldileni e Joás Apolo-candomblé também  está na escola. Mas como?

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque