PGCult recebe o escritor Ailton Krenak para IV Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura

publicado: 20/09/2022 10h37, última modificação: 22/09/2022 08h36

Dos dias 27 a 29 deste mês, será realizado o IV Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Siics) e a IX Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), recebendo a presença do líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak para a conferência de abertura.

Explorando questões ligadas a interdisciplinaridade entre os diversos meios e diferentes áreas do conhecimento por meio de debates e exposições entre os estudiosos da área, o evento é voltado para pesquisadores, professores e estudantes, além de membros de organizações civis. O Simpósio já segue para sua quarta edição, com realização de dois em dois anos desde 2013, e este ano será ministrado de maneira remota em decorrência da pandemia.

Com reconhecimento internacional, o conferencista da abertura, Ailton Krenak, é professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro. Seus principais trabalhos são “O Amanhã Não Está à Venda” e “A Vida Não é Útil”, livros escritos no início da pandemia de covid-19, que trazem uma série de reflexões a respeito dos impactos da civilização na natureza num momento de crise e a resistência dos povos indígenas às ameaças trazidas pelo ocidente.

Além da presença de Krenak, o Simpósio e a Semana Acadêmica têm, em sua programação simultânea, minicursos, mesas e palestras sobre os mais variados temas separados por eixos temáticos. “A grande relevância é possibilitar que diversas áreas do conhecimento das ciências humanas, sociais e filosofia dialoguem”, afirma a professora Ana Caroline Oliveira, uma das coordenadoras do evento.

As inscrições sem apresentação de trabalhos seguem abertas até o dia 26. Durante os três dias, as atividades irão das 8h30 às 19h remotamente, cujo encerramento será com uma palestra da professora Catarina Pombo Nabais, da Universidade Nova Lisboa, de Portugal.

Confira a programação e convidados no site do evento.

Saiba mais

Os krenaks fazem parte dos últimos botocudos do Leste, nome atribuído pelos portugueses no final do século XVIII aos grupos que usavam botoques nas orelhas e lábios. São conhecidos também por aimorés, nominação dada pelos tupis, e por grén ou krén, sua autodenominação.

Pertencem ao grupo linguístico macro-jê, falando a língua borun. Apenas as mulheres com mais de quarenta anos são bilíngues, enquanto os homens, jovens e crianças de ambos os sexos são falantes do português. Nos últimos anos, vêm envidando esforços para que as crianças voltem a falar o borun.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras