Notícias
Pgcult promove, em outubro, I Encontro de Gênero do Gaep
Representantes de diversas vertentes acadêmicas que discutem a temática de gênero e suas interseccionalidades a partir do Sul Global estarão reunidos, entre os dias 16 e 18 de outubro, no I Encontro de gênero do Grupo de pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep), intitulado “Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul Global”, para trocas acadêmicas e diversidade de experiências de vida que refletem as leituras e a atuação de pesquisadores do Gaep. A iniciativa é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pgcult), do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e vai ocorrer no Centro de Ciências Humanas (CHH), Câmpus Dom Delgado.
Essa primeira edição do encontro é fruto de uma demanda de pesquisadores que estudam gênero e suas dissidências no âmbito do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep), coordenado pela professora da UFMA Ana Caroline Amorim Oliveira. A expectativa é de um amplo espaço de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os participantes, com uma programação composta por oficinas, minicursos, exposição fotográfica, apresentação de trabalho em formato presencial e híbrido e mesas-redondas.
Ana Caroline, docente do Pgcult, destaca a importância da temática para a construção de debate dentro da UFMA: “O tema do evento tem por objetivo refletir sobre o campo de estudos de gênero em sua perspectiva interdisciplinar, interseccional, decolonial e queer em diálogo com a América Latina com a participação de professoras, professores, pesquisadores dos movimentos sociais, educação básica e ensino superior, construindo um espaço de troca e intercâmbios de conhecimentos na Universidade Federal do Maranhão”.
Com o objetivo contribuir com a formação sobre gênero e teorias feministas com base nas perspectivas indígenas, negras, transfeministas e dissidências sexuais para estudantes da educação básica e do ensino superior, profissionais da educação básica e do ensino superior e dos movimentos sociais, o evento é direcionado para pessoas ativistas em movimentos sociais e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, docentes da educação básica e do ensino superior, estudantes do ensino médio, estudantes da graduação e pós-graduação, técnicos das instituições de ensino e profissionais da educação em geral tanto do Brasil quanto dos países da América Latina.
Para participar do I Encontro de Gênero do Gaep, como ouvinte ou para apresentar um artigo, é preciso estar inscrito no evento. A inscrição é on-line até o dia 16 de outubro. Povos e comunidades tradicionais, pessoas e discentes trans, e estudantes da Educação Básica têm inscrições gratuitas garantidas, conforme condições e prazos disponíveis no site do evento.
O período para a submissão de trabalhos e propostas de minicursos e oficinas se estende até o dia 23 de setembro. Para cada trabalho, podem participar, em coautoria, até cinco autores, sendo estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados e especialistas. Os trabalhos devem ser enviados em formato WORD (.doc ou .docx). No ato da submissão, informe seu estado, cidade, Instituição de vínculo, uma sugestão de data para apresentação e se sua apresentação será virtual ou presencial. Confira mais detalhes na aba Submissão de Trabalhos ou enviar propostas minicursos/oficinas.
Para saber mais informações, acesse a plataforma digital do evento, clicando aqui.
Por: Camilla Fernanda
Revisão: Jáder Cavalcante