Notícias

Petrobras dialoga com a UFMA sobre estrutura e oportunidades de pesquisa na Margem Equatorial

publicado: 12/04/2024 16h11, última modificação: 12/04/2024 17h00
Petrobras dialoga com a UFMA sobre estrutura e oportunidades de pesquisa na Margem Equatorial

Nesta semana, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu pesquisadores do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, em uma visita técnica para conhecer a infraestrutura física e de pessoal dos laboratórios com objetivo de verificar a possibilidade de futuras parcerias entre as instituições, para a realização da pesquisa de avaliação da sensibilidade ambiental na Margem Equatorial com vistas à viabilidade das operações da Petrobras na região. A equipe da petrolífera brasileira também conheceu a estrutura da Uema e do Ifma.

André Bueno Portes, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), explica a importância de construir um conhecimento cientifico anterior ao início das operações. “A Petrobras já tem uma reconhecida contribuição científica em todas áreas de atuação, e o objetivo dessa pesquisa é uma troca técnica na área de meio ambiente e caracterização ambiental e biodiversidade. O objetivo é contribuir, de fato, como linha de base para o conhecimento da região, para a gente promover uma atuação social ambiental. Então, a gente faz toda uma pesquisa de reconhecimento tanto da biota, flora, fauna, social, ambiental e, com base nessa pesquisa, a gente sabe qual a sensibilidade ambiental da região e quais são as medidas necessárias para prevenir e mitigar impactos sociais ambientais”, pontuou André.

O gerente ainda destacou a importância de fazer o reconhecimento da área em parceria com quem já tem conhecimento prévio da região. “Nada mais importante do que quem já atua na região para poder falar qual a sensibilidade da região, trazer informações existentes de pesquisas prévias”, observou.

O coordenador do Laboratório de Oceanografia Física (LOF), do Departamento de Oceanografia e Limnologia (DEOLI) da UFMA e organizador do encontro, o professor João Luiz Baptista de Carvalho, avaliou positivamente a visita dos pesquisadores. “A visita da equipe de meio ambiente da Petrobras/Cenpes foi muito positiva. Agora eles já nos conhecem. Puderam ver que temos uma boa infraestrutura no Maranhão, pesquisadores e discentes produtivos e engajados. Viram que há uma atmosfera empreendedora na UFMA, na Uema e no Ifma que pode em muito contribuir com os estudos na área ambiental que estão sendo propostos pela PETROBRAS para a Margem Equatorial”, destacou o professor.

Reunião com a UFMA

Além de conhecer as estruturas laboratoriais e estruturais, no âmbito da pesquisa ambiental, na UFMA, a comitiva da Petrobras esteve reunida com o reitor Fernando Carvalho e sua equipe de pró-reitores e superintendentes, com o diretor presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec Duailibe, e o assessor do presidente da Petrobras, Edilázio Júnior. Na ocasião, o reitor apresentou os esforços da Universidade em fomentar a pesquisa, ao mesmo tempo que busca maior aproximação da iniciativa privada, como o Escritório de Projetos e Inovação, o Laboratório de Inteligência Artificial e a plataforma “Conheça a UFMA”. 

Para o reitor Fernando Carvalho, a Universidade tem muito a contribuir no debate sobre a Margem Equatorial. “Tivemos um diálogo sobre o papel da Universidade na prospecção do petróleo na Margem Equatorial. A gente tem que aproveitar essa oportunidade. A Universidade participando, ela dá credibilidade às informações”, pontuou o reitor.

Durante a reunião, o diretor presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe, destacou o importante momento que o Brasil vive com a Margem Equatorial e frisou que ter a brasileira Petrobras nesse cenário é estratégico para o país, além da importância de ter a Universidade no debate, que, antes de tudo, deve ser científico. “O Brasil está vivendo um momento novo. É uma grande oportunidade para o Brasil e gigantesca para o Maranhão. A Petrobras tem que vir para cá porque estão acabando as reservas do pré-sal, e, nessas perspectiva, não tem como fazer nenhum debate sem trazer a academia. É a academia que vai dar base científica para dar conforto para a sociedade, para fazer os passos seguintes que, obviamente, é a exploração de petróleo no Maranhão”, ressaltou Allan Kardec.

O ex-deputado federal e atual assessor da presidência da Petrobras, Edilázio Júnior, pontuou a importância de qualificar os profissionais do estado “De grande valia. A Petrobras tem um projeto de exploração da Margem Equatorial e  isso inclui a bacia Maranhão-Pará e a Bacia dos Lençóis Maranhenses, e a gente precisa qualificar os profissionais, jovens que estão na Universidade para que possamos ter essa mão de obra local sendo utilizada no momento em que as licenças forem autorizadas, para que, se realmente a empresa for explorar, nós possamos ter bons profissionais para colaborar, e nada mais justo que a Petrobras também priorizar a mão de obra com esses profissionais que merecem todo esse reconhecimento”

Encontro com pesquisadores

Na terça-feira, 66 pesquisadores das Instituições de Ensino Superior do Maranhão e 12 pesquisadores da Petrobras discutiram a “Prospecção de parcerias para o desenvolvimento de temáticas ambientais e infraestrutura laboratorial na MEq”.  

Como saldo desse evento, o Cenpes conseguiu sensibilizar os pesquisadores sobre a importância de os laboratórios estarem cadastrados na Agência Nacional de Petróleo (ANP), por meio do sistema Sogitec, uma vez que todas as oportunidades de pesquisa somente são oferecidas aos pesquisadores por meio desse sistema.

Outro saldo positivo foi que os pesquisadores da área ambiental das três instituições de ensino superior em São Luís puderam se conhecer melhor. Isso permitirá a elaboração de propostas em parceria com cada instituição atuando naquilo em que é mais preparada.

Para o organizador do encontro João Luiz Baptista de Carvalho, “o resultado mais importante foi que a equipe do Cenpes saiu daqui com uma impressão muito melhor do que esperavam. Temos um parque de laboratórios razoavelmente bem-equipados e pessoal motivado. Com os investimentos que virão, o Maranhão vai se tornar referência em estudos ambientais na Margem Equatorial”.

Reunião UFMA e Petrobrás - 08.04.2024

Segundo André Bueno Portes, esse encontro permitiu um alinhamento entre as necessidades da Petrobras, no tocante à Margem Equatorial, e o que as instituições podem contribuir para a construção desse conhecimento e futuras parcerias entre as instituições. “A gente tem 38 linhas de pesquisas da área socioambiental, e cada uma tem um foco especifico. Essa conversa, essa troca técnica ajuda muito nesse entendimento. A própria vocação da unidade, da experiência dos cursos, dos pesquisadores e professores, dos alunos para a gente poder entender e já formatar e fazer uma alinhamento entre a necessidade da Petrobras, em conhecer a região, com a vocação das Universidades. Com isso, a gente tem a oportunidade de democratizar o recurso e fortalecer e viabilizar parcerias locais”, concluiu o Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Cenpes.

“A UFMA espera contribuir com o máximo de propostas possíveis, quer como protagonista, quer como colaboradora, nas 38 linhas de pesquisa planejadas. Com isso, vamos melhorar a estrutura laboratorial; oferecer bolsas de estudos para nossos alunos de graduação, mestrado e doutorado; dinamizar a publicação científica; aprimorar a estrutura de gestão científica, entre tantas outras melhorias”, concluiu João Luiz Baptista de Carvalho.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Gabriel Ferreira, Ingrid Trindade, Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: