Notícias

PET UFMA lança e-book sobre atividades de pesquisa, ensino e extensão em cerimônia remota

publicado: 05/04/2021 12h44, última modificação: 05/04/2021 13h55
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Na sexta, 26, ocorreu o lançamento oficial do primeiro e-book dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Maranhão, intitulado como “Relatos de Pesquisa, Ensino e Extensão na Universidade Federal do Maranhão”. A cerimônia foi realizada pelo Google Meet e contou com as participações do docente Acildo Leite da Silva, representando a pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra Cabrera; de Mário Lima Brasil, tutor do PET Conexão de Saberes Música do Oprimido, ex-diretor da Comissão Executiva Nacional dos grupos PET (Cenapet) e docente da Universidade de Brasília (UnB); do diretor de representação estudantil do Cenapet e membro do PET Biblioteconomia da UFMA, Gabriel Oliveira Nojosa; e das organizadoras do e-book, Marilda da Conceição Martins, professora do Departamento de Educação II da UFMA e tutora do PET Espaços Sociopedagógicos; e  Lheticia de Freitas Gomes, discente do curso de Serviço Social e integrante do grupo. A solenidade ainda contou com a presença dos tutores e estudantes dos grupos PET da UFMA, e convidados.

O docente Acildo Silva, mencionou que, ao longo de sua vida acadêmica, foi integrante de um grupo PET na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no final da década de 90 e que essa produção acadêmica possibilita a abertura de outras escritas sobre o Programa de Educação Tutorial na Universidade.

“O Programa foi uma experiência fundamental na minha trajetória e contribuiu para chegar aonde cheguei. É com muito louvor que a pró-reitoria de Ensino da UFMA elogia e parabeniza essa iniciativa de materializar as atividades desenvolvidas pelos grupos PET, e que todos os estudantes e docentes possam desfrutar essa experiência de um programa que cumpre uma função social, de estabelecer o diálogo entre os saberes da Universidade e os saberes da comunidade, possibilitando trocas de vivências”, relatou Silva.

O tutor do PET Conexão de Saberes Música do Oprimido, Mário Brasil, destacou que esforços coletivos como esses, da produção da escrita, cimenta a estrutura do tripé universitário, proporcionando uma visão de futuro técnica e científica, formando seres humanos, e não apenas profissionais.

“Nós estamos diante de um grande desafio, e aqui eu me solidarizo com todas as vítimas da pandemia. A resposta para tudo que está ocorrendo, basicamente, está dentro da Universidade, com os pesquisadores. Na união entre ensino, pesquisa e extensão, o PET é uma nova tecnologia de educação, não existe isso em outros lugares do mundo, uma filosofia que atue desta forma. O Programa é uma tecnologia brasileira que precisa ser exportada, sofrendo mutações e se aperfeiçoando ao longo dos anos. Aplicar essa tecnologia PET na vida acadêmica é de suma importância, sou outro professor, comparando-me quando ingressei na Universidade”, expôs.

Gabriel Nojosa, na função de diretor de representação estudantil do Cenapet, enfatizou que a importância do Programa não está apenas em sua estrutura curricular, mas também na vida pessoal de cada membro, seja professor e/ou aluno, atuando como agente de transformação. “O PET transforma nossas vidas, uma pessoa que vem da periferia, com todas as dificuldades, após aprovação no Enem, ingressar em um grupo de pesquisa, extensão e ensino e apresentar um trabalho em um evento regional, é uma grande conquista. O lançamento deste e-book possibilita uma disseminação do conhecimento e de informações a respeito das atividades desenvolvidas pelos grupos PET da UFMA. Registrar essas pesquisas em um e-book é fortalecer a filosofia do Programa não somente no seio acadêmico, mas para toda a sociedade”, acentuou.

Segundo a organizadora do e-book, Marilda Martins, o projeto de construção do e-book surgiu no ano de 2018 e que, a princípio, foi pensado em uma cerimônia presencial de lançamento no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, só que, em decorrência da pandemia, não foi possível.

“Nas fases iniciais deste e-book, tínhamos a visão de lançar um fascículo uma vez por ano, só que, diante de vários fatores, entre eles, a pandemia, concluímos que precisaremos de mais tempo para desenvolver outras obras. Estamos muito felizes com esse lançamento, mesmo que seja de forma virtual, pois é a concretude de muito trabalho. Esse e-book não consegue abarcar tudo aquilo que é desenvolvido na Universidade pelos grupos PET, porém ajuda a potencializar a divulgação das atividades. Quero agradecer o apoio institucional da Divisão de Programas Estudantis, da Pró-Reitoria de Ensino e da Editora da Universidade”, comentou. 

A discente Lheticia Gomes agradeceu a contribuição de todos os tutores e estudantes na constituição do e-book PET UFMA e declarou que essa obra contém o relato de atividades em várias comunidades do Maranhão, sob perspectivas diferentes, com base nos grupos PET da UFMA. “O PET foi um divisor de águas na minha vida. Graças ao Programa, apresentei o meu primeiro trabalho acadêmico sobre a escola professora Dayse Galvão de Sousa. Quero agradecer a professora Marilda Martins, que, junto com o PET Espaços Sociopedagógicos, acreditou no meu trabalho e no meu potencial, na organização desta obra. Que a comunidade acadêmica das universidades públicas brasileiras possa experimentar e compartilhar essas experiências proporcionadas pelo Programa de Educação Tutorial, que vão além dos muros das Universidades”, finalizou.

Acesse a obra completa, publicada pela Edufma

Saiba mais

O e-book “Relatos de Pesquisa, Ensino e Extensão na Universidade Federal do Maranhão” foi desenvolvido pelo PET Conexões de Saberes Espaços Sociopedagógicos e em seu conteúdo possui dez artigos sobre os resultados das atividades de pesquisa, ensino e extensão dos grupos PET da UFMA nos anos de 2018, 2019 e 2020. Tem um total de 144 páginas, com prefácio escrito pelo docente da Universidade de Brasília (UnB) Mário Lima Brasil. Sua publicação é gratuita e disponibilizada pela Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma).

Por: Allan Potter

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: