PET Educação do Campo realiza, nesta quinta, 8, às 19h, uma palestra sobre a criação e institucionalização do curso de Licenciatura em Educação do Campo

publicado: 08/07/2021 16h30, última modificação: 08/07/2021 17h46

Na noite de hoje, 8, a partir das 19h, por meio do Google Meet, ocorrerá a palestra “Criação e Institucionalização da Ledoc na UFMA”, que será promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Educação do Campo do Câmpus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão, que antecede o II Seminário sobre Educação do Campo e Agroecologia (Seduca).

O evento, que conta com as participações de José de Ribamar Sá Silva, docente do Departamento de Economia (Decon) da UFMA e ex-coordenador do curso de Licenciatura Educação do Campo (Ledoc) da UFMA; e de Cacilda Rodrigues Cavalcanti, docente do Departamento de Educação II da UFMA, ex-supervisora da educação do campo da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão (Seduc), ex-tutora do PET Educação do Campo e ex-coordenadora do curso.

De acordo com Sivaldo dos Santos Sousa, membro do PET Educação do Campo e um dos organizadores da atividade, os convidados desse evento são personagens de grande importância para o curso de Licenciatura Educação do Campo do Centro de Ciências, Educação e Linguagens (CCEL) do Câmpus de Bacabal, pois foram protagonistas na fundação do curso na UFMA.

Esse encontro proporcionará falas sobre a criação do curso na Universidade por meio de edital do Ministério da Educação, e que contou com o apoio de movimentos sociais do campo. A princípio, o curso recebeu a nomenclatura de Programa de Educação do Campo (Procampo). A partir de 2014, deixou o caráter de programa e passou a ser um curso institucionalizado na UFMA”, explicou.

Ele ainda reforçou que o II Seduca é uma ação promovida pelo PET Educação do Campo e pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Mearim (NEA-Mearim) da UFMA. “Com a pandemia da covid-19, o PET Educação do Campo tem buscado interações acadêmicas no ambiente virtual, como estes encontros remotos que precedem o II Seduca, que será realizado quando as atividades acadêmicas retornarem no formato presencial”, finalizou.

Confira os debates anteriores, realizados pelo PET Educação do Campo e pelo NEA Mearim, disponíveis no canal do Núcleo no Youtube. Outras informações podem ser obtidas por meio do Instagram do grupo @petufmacamp.

Por: Allan Potter