PET Conexões de Saberes – Educação do Campo, do Câmpus Bacabal, publica edital de seletivo para novos integrantes

publicado: 08/04/2022 13h36, última modificação: 09/04/2022 12h31

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abriu processo seletivo de novos bolsistas e não bolsistas para o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes – Educação do Campo, do Câmpus Bacabal. São disponibilizadas duas vagas para bolsistas e seis para não bolsistas, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Podem participar do processo seletivo alunos matriculados regularmente no semestre 2022.1 e cursando do 2º ao 7º período do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMA, Câmpus de Bacabal.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 13 a 24 de abril deste ano, por meio do formulário de inscrição on-line e do envio, anexado ao formulário, de toda a documentação necessária disponível no Edital n° 50/2022.

Além de outros critérios listados no edital, o candidato não pode ser bolsista de outro programa de ensino, pesquisa ou extensão e deve possuir disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades desenvolvidas pelo grupo. Os estudantes bolsistas terão apoio financeiro de bolsa no valor de R$ 400.

O processo seletivo terá duas etapas: a primeira consiste na análise do atendimento aos requisitos de participação no programa e dos documentos apresentados pelo candidato no ato da inscrição; e a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, será uma entrevista individual, com o objetivo de avaliar o conhecimento do aluno a respeito do programa, assim como verificar a experiência e a disponibilidade de tempo do candidato.

O resultado final será divulgado por meio do Instagram do Grupo PET e de canais institucionais da própria Universidade.

Saiba mais

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados por cursos de graduação das instituições de ensino superior do país. Tem por principais objetivos desenvolver atividades acadêmicas por meio de grupos de aprendizagem tutorial e contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, além de estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa