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Pesquisas da UFMA são premiadas no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Congresso Internacional de Ciências do Esporte
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) teve um desempenho notável no XXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e o XI Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice), por meio da premiação de projetos do Câmpus São Luís e do Cãmpus Pinheiro. A programação foi promovida pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), entre os dias 01° a 06 de setembro, sediado na Universidade de São Paulo (USP).
Entre as pesquisas premiadas estão: “Programas e projetos em espaços e equipamentos públicos de São Luís: uma análise da atuação da Sedel/MA”, do Campus São Luís; “Lazer, sustentabilidade e empreendedorismo social: um relato de experiência do PIBID com jogos e brinquedos recicláveis", “Cartografia afetiva, caminhos do lazer: Uma proposta metodológica na formação em educação física” e “Qualidade dos equipamentos para a prática de atividades físicas no Parque Ambiental do Pericumã em Pinheiro (MA)”, todas do Câmpus Pinheiro.
Sendo o segundo maior Congresso da América Latina, o Conbrace reuniu pesquisadores e profissionais de variadas áreas de aprofundamento da Educação Física. Nesse sentido, a professora do curso de Educação Física - Câmpus Pinheiro, Elaynne Oliveira, enfatiza a importância do evento para a comunidade e para o setor representado. “Reúne e apresenta um cenário dos principais estudos que estão sendo desenvolvidos no Brasil, aproxima pesquisadores de regiões diversas do país, possibilita uma rede de trabalho. E, aos discentes, é a porta de entrada para pesquisa e disseminação de conhecimento acadêmico, ajuda a desenvolver competências que a sala de aula não dar conta, lá o aluno é visto como protagonista e toma para si a construção de uma identidade”, afirmou.

O Congresso recebeu mais de 1500 trabalhos e apenas 28 foram premiados, sendo 2 projetos da UFMA. O evento que ocorre a cada dois anos, contou com mesas redondas e trabalhos científicos agrupados em 14 Grupos de Trabalho Temático (GTT). O tema da edição atual, “Caminhos do Sul Global, Resistências ao Neoliberalismo e ao Risco de um ‘Holocausto Urbano’: Desafios para a Educação Física e a Ciências do Esporte", dialoga com a realidade e os desafios sociais.
A professora do curso de Educação Física de São Luís, Silvana Araújo, explica o processo da premiação e comenta sobre os projetos premiados da UFMA. “A premiação ocorre desde 2007. Em 2025, os critérios foram divididos em duas etapas: na primeira foram selecionados os trabalhos submetidos, que obtiveram duas notas pelos pareceristas que os aprovaram. Na segunda etapa, cada GTT indicou uma comissão composta por 3 pesquisadores para avaliarem a qualidade da apresentação. A UFMA foi premiada com 2 trabalhos: um vinculado ao nosso grupo de pesquisa (GEPPEF/DEF/UFMA) no GTT de Políticas Públicas na modalidade Comunicação Oral e outro, pelo Câmpus de Pinheiro na modalidade Pôster”, detalhou.
Saiba mais sobre algumas das pesquisas premiadas e conheça os pesquisadores por trás de cada inovação.
A gestão dos espaços e equipamentos públicos de lazer
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), a pesquisa “Programas e Projetos em Espaços e equipamentos públicos de São Luís: uma análise da atuação da Sedel/MA” foi desenvolvida pela professora Silvana Araújo e pelos pesquisadores e integrantes do Grupo de Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), do Departamento de Educação Física da UFMA: Efraim Lopes Soares, Pablo Linhares Teixeira, Jorge César Silva Mendes, João Paulo Guimarães Silva e Sara Hingrid Ramos Gonçalves de Oliveira.
Premiada na categoria “Pesquisa Concluída”, o estudo surgiu a partir da observação dos autores nas condições dos espaços e equipamentos de lazer na capital maranhense. “A pesquisa nasce da percepção dos pesquisadores de que há na capital maranhense uma concentração dos espaços e equipamentos públicos de lazer, decorrente do processo de urbanização e especulação imobiliária, que dificulta o acesso da população face, principalmente, a inação do poder público no gerenciamento de ações voltadas para o processo de planejamento, construção, administração e animação dos equipamentos de lazer, para que possa ser implantada, de forma mais adequada, uma política de democratização de acesso a esses espaços, garantindo o direito ao esporte e lazer”, destacou Efraim Soares - membro da GEPPEF e professor tutor no curso EaD de Educação Física.

A pesquisa ainda apresentou os projetos e os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL) nos espaços e equipamentos de lazer esportivo, entre 2012 a 2019. Com a metodologia guiada pela análise documental, pesquisa de campo e levantamento bibliográfico, o estudo tem uma abordagem quanti-qualitativa. Coleta de dados a entrevista semiestruturada, formulários aplicados e observação sistemática foram as técnicas utilizadas na operacionalização, que garantiu os efetivos resultados.
“Constatou-se que a Secretaria tem se limitado historicamente a uma ação prioritária: a realização dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s), considerado o seu principal Programa, voltado para a dimensão do esporte de alto rendimento com aparência de esporte educacional. Assim, em conformidade com essa distorção na política esportiva maranhense, o uso dos espaços e equipamentos públicos sob a responsabilidade da SEDEL é direcionado prioritariamente para “atender o sistema de esporte/federações”, cuja ocupação ou resolução da ociosidade é justificada a partir da sua concessão à comunidade por meio de projetos que envolvem “escolinhas” de iniciação esportiva, o que pode revelar uma transferência de responsabilidade e/ou omissão do poder público”, pontuou Efraim Soares.
Para o Maranhão, o estudo pode contribuir para a ação do poder público estadual e municipal de São Luís no planejamento, na construção, na administração e na animação dos equipamentos esportivos de lazer. A premiação no Congresso reforça a importância da pesquisa para o desenvolvimento da cidade.
“A premiação aconteceu no último dia do congresso, quando foram anunciados os trabalhos reconhecidos pelo comitê científico como de alta relevância. Foi um momento muito aguardado, marcado por alegria e comemoração. Ter um estudo premiado pela principal entidade científica da área representa o reconhecimento da importância de investir em ciência e pesquisa. Essa conquista valoriza a produção científica realizada no Maranhão e simboliza um avanço significativo para repensar as políticas públicas de esporte e lazer a partir das realidades concretas dos territórios. O reconhecimento nacional e internacional do trabalho demonstra que, com investimento e compromisso, é possível produzir conhecimento com relevância social e potencial transformador”, salientou Efraim Soares.
O incentivo da Fapema foi essencial para o desenvolvimento do projeto e na garantia de materiais e recursos para a prática do mesmo. A instituição promove e financia a ciência, a tecnologia e a inovação impulsionando o Maranhão.
Lazer, sustentabilidade e empreendedorismo social
Com autoria do estudante do curso de Licenciatura em Educação Física e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Reginaldo Froes Chagas e da coordenadora do Pibid, Elaynne Oliveira a pesquisa “Lazer, sustentabilidade e empreendedorismo social: uma experiência do Pibid com jogos e brinquedos recicláveis", recebeu a premiação na categoria “Relato de Experiência”.
Participando pela primeira vez do Congresso, o estudante conta sobre as informações e discussões transmitidas no evento que impactaram a sua visão acerca da vida acadêmica e profissional. “A troca de experiências com outros estudantes e profissionais ampliaram minha visão sobre o papel da Educação Física no contexto escolar e social. As informações e discussões me ajudaram a perceber a importância da pesquisa científica e da reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. Acredito que todo esse aprendizado vai contribuir diretamente na construção da minha identidade docente, fortalecendo minha formação acadêmica e preparando-me para os desafios que encontrarei em sala de aula ao longo da carreira profissional”, citou.

O estudo foi executado no contexto escolar, promovendo ao público infantil o contato com jogos e brinquedos recicláveis, fomentado a relevância da educação ambiental e do empreendedorismo social como retrata Reginaldo Froes.
“Uma experiência sobre articulação entre teoria e prática no contexto escolar, produzido a partir de um projeto de intervenção em uma escola municipal da cidade de Pinheiro, Maranhão. Nele apresentamos uma experiência desenvolvida com crianças, na qual trabalhamos a produção e utilização de jogos e brinquedos confeccionados a partir de materiais recicláveis. O objetivo foi unir o lazer à conscientização ambiental, estimulando a criatividade, a sustentabilidade e até mesmo a noção de empreendedorismo social, ao mostrar como esses materiais poderiam ganhar novos usos e valores. Esse projeto foi uma oportunidade de aproximar teoria e prática, além de contribuir para a formação crítica dos alunos e da comunidade”, disse.
O estudo elaborado serve como uma ferramenta de aprendizado, reunindo diversão, consciência crítica, capacidade de resolver problemas e trabalho colaborativo. A premiação com o honra ao mérito reconhece a eficiência da pesquisa para o contexto social.
“A premiação (honra ao mérito) foi um dos momentos mais marcante da minha participação no evento. Receber esse reconhecimento foi motivo de muita alegria e orgulho, pois representa o resultado de esforço, dedicação e do apoio de professores e colegas. O sentimento é de gratidão e de motivação para continuar pesquisando e contribuindo com a área”, descreveu Reginaldo Froes.
O Pibid é fundamental na construção do projeto, possibilitando aos futuros profissionais de educação o contato, durante a formação, com o ambiente escolar. Também demonstra que o ensino vai além da sala de aula e que os valores e as habilidades podem interferir na vida dos estudantes e da comunidade.
Aprimorando a trajetória acadêmica e profissional
“Considero o evento muito importante na formação de pesquisadores e profissionais da Educação Física brasileira, pela oportunidade de socialização do conhecimento produzido e mais, especificamente para a Região Nordeste, considerando as dificuldades de financiamento para pesquisa. No nosso caso, tivemos o financiamento pela Fapema, obtido por edital público. Ressalto a importância desse apoio para a concretização da investigação. Participo desse evento há mais de 30 anos, desde que era estudante de graduação. Percebo um avanço na quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados e debates realizados”, confessou Silvana Araújo em relação a relevância do Conbrace e do Conice para a formação acadêmica.

Para Elaynne Oliveira, o Congresso proporcionou uma oportunidade única para os estudantes que possuem uma realidade diferente da que foi vivenciada no evento. Aprimorou o conhecimento científico e ampliou a visão sobre os diversos espaços que podem ser acessados.
“É o espaço que a gente pôde disseminar, dar vazão para o que temos feito na Baixada. É para mostrar que, independentemente do território em que a pessoa está, existe um protagonismo. Mais que uma formação acadêmica, temos tentado apresentar para os nossos alunos uma formação de mundo, de viver uma ideia. Meu laboratório se chama ‘Viver por muitos motivos’, porque falo muito para os meus alunos que eles têm que aprender a viver, que eles têm que aprender a entender que há espaços que podem ser acessados. Eles não são obrigados a trabalhar em Pinheiro. Caso queiram trabalhar na Baixada, precisam conhecê-la para transformá-la num lugar melhor. Tenho aluno do Pibid que hoje se enxerga em outros espaços, que consegue escrever um relato de experiência, um resumo, e está começando a publicar artigos. Tudo isso são exercícios que a gente possibilita para que eles vivam”, expressou.
A experiência do Conbrace e do Conice abrange mais do que a participação em um evento científico, é a oportunidade de conquistar o reconhecimento dos trabalhos produzidos no ambiente universitário e aplicado na comunidade. O protagonismo estudantil é fundamental para formação de futuros profissionais capacitados e especializados nas diferentes áreas sociais.
Por: Aline Vitória
Produção: Sarah Dantas