Pesquisadores se reunirão em mesas-redondas, simpósios e minicursos no I Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise do Discurso, organizado pelo curso de Letras do Câmpus São Bernardo junto com a UFGD

publicado: 01/02/2022 11h21, última modificação: 01/02/2022 11h24

Durante os dias 5 a 8 de abril, o curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos do Câmpus São Bernardo, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), promoverá o I Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise do Discurso (Siiad), evento on-line que reunirá professores pesquisadores de várias instituições do Brasil.

Um dos pesquisadores a oferecer atividades ao público é o professor Fábio Ramos, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Grupo de Pesquisa Discurso e Arquivo da UFRGS e pesquisador das áreas de arquivo, história e acontecimento em análise de discurso; e epistemologia e história da análise de discurso.

Na área de análise do discurso com a semântica do acontecimento e com a história e a antropologia, a pesquisadora Ana Josefina Ferrari compõe o quadro de docentes palestrantes do evento. A docente também trabalha na análise de corpus relacionados com comunidades quilombolas do litoral paranaense. Com trabalhos já financiados pela Capes, publicou o livro “Mulheres em discurso Vol 1 e 2: identificações de gênero e práticas de resistência”.

Esses e outros 30 outros pesquisadores, alguns deles de universidades estrangeiras compõem o quadro de palestras e minicursos do Seminário. As inscrições para o I Siiad estão abertas e podem ser feitas on-line. Também poder ser feitas submissões de trabalhos na modalidade “Comunicação Oral”, que serão publicados na Revista Raído, uma produção editorial do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque