Pesquisadores do PPGO são premiados na 40ª Reunião da SBPqO

publicado: 13/09/2023 10h54, última modificação: 14/09/2023 03h53
Pesquisadores do PPGO são premiados na 40ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica

Diversos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMA foram apresentados durante a 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). A SBPqO representa a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research (IADR). Atualmente, é a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo. O evento ocorreu em Campinas, São Paulo, de 02 a 05 de setembro de 2023.

Trabalhos premiados

Entre os trabalhos vinculados ao PPGO apresentados durante o evento, três receberam premiações na cerimônia de encerramento.

A pesquisa intitulada “Atendimento odontológico a pacientes com doenças crônicas não transmissíveis: aperfeiçoamento na modalidade Massive Open Online Course”, apresentado pela docente do PPGO Cadidja do Carmo, foi premiado em segundo lugar na categoria “Pesquisa em Ensino”. A docente destaca que essa premiação representa o reconhecimento científico de uma produção conjunta da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS-UFMA), com docentes dos Programas de Pós-Graduação de Odontologia da UFMA e da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), com apoio financeiro do Ministério da Saúde.

Cadidja do Carmo ainda acrescenta que “esse reconhecimento demonstra quanto precisamos estar todos juntos, em prol da ciência, do ensino e dos serviços de saúde, pois somente assim teremos acadêmicos, profissionais e população assistidos de forma adequada e sobre temáticas relevantes como as doenças crônicas não transmissíveis, principal causa de morte atualmente no Brasil e no mundo.”

O trabalho “Efeito da incorporação de partículas de fluorsilicato de cálcio funcionalizadas com CHX nas propriedades físico-químicas de um CIV” também recebeu menção honrosa na área de Materiais Dentários. O pesquisador de pós-doutorado do PPGO Paulo Vitor Campos Ferreira comenta que a premiação do trabalho na SBPqO evidencia o rigor científico, a relevância e o caráter inovador dos estudos realizados no Laboratório de Materiais Dentários do PPGO-UFMA.

O estudo intitulado “Carga global de cárie e obesidade em mulheres em idade fértil e em crianças: uma análise do Global Burden of Disease 2019” recebeu menção honrosa entre os trabalhos da área de Odontopediatria. Silas Alves, doutorando do PPGO e apresentador desse trabalho, enfatiza que “o reconhecimento do trabalho é fruto do esforço do nosso grupo de pesquisa, com apoio financeiro da CAPES, na busca por demonstrar que as doenças bucais e sistêmicas estão relacionadas entre si, sendo ambas afetadas pelos hábitos familiares desde os primeiros anos de vida”.

A participação bem-sucedida em eventos dessa magnitude representa um importante mecanismo de desenvolvimento e popularização do PPGO-UFMA, no cenário nacional. Ademais, esse reconhecimento pelo trabalho realizado na rotina dos laboratórios de pesquisa funciona como uma fonte de motivação, sobretudo aos pesquisadores mais jovens.