Notícias
Pesquisadores do curso de Engenharia Mecânica da UFMA publicam estudo em periódico de grande repercussão internacional
Pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicam artigo científico no períodico Elsevier - empresa editoral da Holanda que desempenha papel notável na publicação científica mundial, especializada em conteúdo técnico, científico e médico. O trabalho é denominado Brushite/hydroxyapatite coatings on H2SO4 passivated 316LSS by electrodeposition: In vitro corrosion and anti-inflammatory activity. Em tradução para o português, Revestimentos de brushita/hidroxiapatita sobre aço inoxidável 316L por eletrodeposição: Corrosão in vitro e atividade anti-inflamatória.
A investigação tem seu cerne voltado para a avaliação do processo de decomposição de filmes cerâmicos, com destaque para os feitos de fosfato de cálcio, buscando aprimorar a integração do tecido ósseo aos implantes metálicos fabricados de aço inoxidável 316LSS e comumente empregados na ortopedia.
Entre os envolvidos na pesquisa, estão Gabriela Morais da Costa, egressa do Curso de Engenharia Mecânia da UFMA e mestranda em Engenharia Biomédica pela UFABC; Gustavo Oliveira Everton, mestre pela UFMA; Gustavo Oliva Amaral, mestre pela UNIFESP; Glauber Cruz, professor do Curso de Engenharia Mecânica da UFMA; Anupama Ghosh, professora da PUC-Rio; e Maria Eliziane Pires de Souza, professora da UFMA e orientadora.
Em depoimento, Gabriela Morais destaca que o artigo surgiu como resultado de uma pesquisa iniciada durante sua segunda iniciação científica, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que teve continuação em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), durante a graduação em Engenharia Mecânica na UFMA.
Segundo a docente Maria Eliziene, o sentimento é de dever cumprido, por ter conseguido mostrar à aluna a importância do trabalho científico que, mesmo em meio a dificuldades, no final se mostra recompensador.
“Posso dizer que a publicação desse artigo pode ser enxergada por diferentes ângulos. O primeiro seria para a comunidade científica, que, com base nos resultados da pesquisa, possibilita que outros questionamentos possam surgir e assim continuar as investigações, de forma a chegar em conhecimentos sólidos e importantes para o desenvolvimento dos materiais para aplicações biomédicas. Um segundo seria para as instituições envolvidas, que, com a pesquisa desenvolvida e com os resultados obtidos, é possível mostrar que, mesmo com todas as dificuldades, temos condições de desenvolver pesquisa de qualidade, com esforço conjunto e muita boa vontade. E, por fim, seria de satisfação pessoal, tanto para a aluna, que teve o maior empenho no desenvolvimento da pesquisa, quanto para a equipe envolvida na construção do artigo”, explicou a professora.
Gabriela ainda presta uma série de agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para a conquista: “Gostaria de expressar minha profunda gratidão à professora Maria Eliziane Pires de Souza por sua confiança, mentoria e pelo exemplo notável de perseverança, empatia e amizade. Ao professor Glauber, cujo comprometimento com o rigor científico e incentivo à pesquisa me proporcionaram a oportunidade de dar os primeiros passos na iniciação científica. À professora Anupama Ghosh, atualmente professora da PUC-Rio, cuja expertise na caracterização de materiais enriqueceu sobremaneira nossas análises. Ao Doutorando Gustavo Oliveira Everton, por compartilhar seu conhecimento e supervisionar o ensaio de atividade anti-inflamatória dos revestimentos”, destacou.
Em recado final, a pesquisadora ressaltou que o desenvolvimento da pesquisa não ocorreu sem desafios, principalmente considerando as intempéries da produção científica enfrentadas no Nordeste brasileiro. “Gostaria de destacar a importância de realizar parcerias com outros grupos de pesquisa. A pesquisa brasileira não é feita sozinha”, finalizou Morais.
Por: Júlio César
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante