Pesquisadores de diferentes áreas recebem o Prêmio Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva 2021

publicado: 21/06/2022 13h46, última modificação: 21/06/2022 18h35

Com o objetivo de premiar os pesquisadores da UFMA pelas suas produções mais relevantes em diferentes áreas do conhecimento, foi realizada, na segunda, 20, a entrega do Prêmio Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva 2021. A solenidade foi realizada na Cidade Universitária Dom Delgado e contou com a presença do reitor Natalino Salgado; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho; e de demais professores e autoridades da Universidade.

Nesta edição, foram contemplados na categoria Ciências Sociais, a professora Klautenys Dellene Guedes Cutrim, do Departamento de Turismo e Hotelaria; na categoria Ciências Biológicas, a professora Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, do Departamento de Patologia; na categoria Ciências Exatas, a professora Claúdia Quintino da Rocha, do Departamento de Química; na categoria Ciências Agrárias, o professor Lívio Martins Costa Júnior, do Departamento de Patologia; na categoria Ciências Tecnológicas, o professor Aristofanes Correa Silva, do Departamento de Engenharia Elétrica; na categoria Ciências Humanas, o professor Alexandre Guida Navarro, do Departamento de História; e na categoria Ciências da Saúde, o professor Antônio Augusto Moura da Silva, do Departamento de Saúde Pública.

A premiação é uma das ações do Programa de Qualidade dos Cursos de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proquali) da UFMA, que foi estabelecido por meio da Resolução Nº 1.041 do Consepe. Criado em 2013, o Proquali é vinculado à Ageufma e tem por objetivo promover o suporte para a realização de pesquisas, por meio de auxílios financeiros e manutenção de equipamentos de laboratório, de modo que possam aumentar a qualidade dos programas oferecidos pela instituição.

Para o reitor Natalino Salgado, a solenidade pontua, para a sociedade em geral, que a UFMA é uma referência. Em sua visão, a Universidade passa por um processo de qualificação, despontando como uma das melhores universidades do país. “Nós temos que mostrar para a sociedade quem são os pesquisadores premiados. Minha esperança é que esse movimento continue crescendo cada vez mais, com valorização da ciência, pesquisa e pós-graduação. Que esse conhecimento que a Universidade produz seja transferido para a vida real, para que se desenvolva inovação, na construção de uma sociedade criativa e inovadora, fazendo com que gere emprego e renda e melhore a vida das pessoas”, destacou.

Entrega do prêmio do mérito científico Maria Ozanira - 20-06-2022

Para a professora Claudia Quintino, sua conquista no Prêmio Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva serve como incentivo ao ingresso feminino nas ciências exatas e como forma de contribuir para um futuro melhor. “É uma área majoritariamente masculina. O fato de eu fazer parte dessa área e ganhar esse prêmio, para mim, representa muito. Eu vejo como um exemplo que deu certo e eu espero que sirva de exemplo para outras mulheres. O meu próximo objetivo é continuar trabalhando muito, incentivando novos alunos”, afirmou.

Para o pró-reitor Fernando Carvalho, reconhecer as grandes contribuições colabora com a ciência e a tecnologia no estado e no país. “A seleção dos professores é feita por meio do Seminário de Iniciação Cientifica, o Semic, e Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação, o Semiti. Geralmente, quem participa são os professores que possuem maior produção daquele ano e esse trabalho é avaliado durante todo o seminário. Quando nós premiamos os alunos no Semic e Semiti, também estamos premiando os seus professores”, explicou.

A edição 2022 do Prêmio Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva está prevista para novembro deste ano.

Saiba mais

Maria Ozanira da Silva e Silva ingressou, em 1966, na então Universidade do Maranhão no curso de Serviço Social. Durante sua trajetória, a professora ficou conhecida por sua relevância, experiência e produção científica na área de ciências políticas. Ela também é fundadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA.

Por: João Meireles

Fotos: Bruno Goulart