Notícias
Ciência na UFMA
Pesquisadores da UFMA são nomeados membros dos Comitês de Assessoramento do CNPq
No último dia 29 de junho, docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram nomeados membros dos Comitês de Assessoramento (CAs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em diversas áreas de pesquisa. Os comitês têm a função de prestar assessoria ao CNPq na formulação de políticas e na avaliação de projetos e programas relativos a sua área de competência, bem como na apreciação das solicitações de bolsas e auxílios.
Os CAs são compostos por mais de trezentos pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento, escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD), com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional para um mandato de três anos.
A indicação dos docente da UFMA para os Comitês do CNPQ reforça a produção científica da Universidade como referência no país e consolida a representatividade da região Norte e Nordeste, como observa o professor Anderson Zanine, indicado para o CA de Zootecnia: “Vejo como uma validação das nossas atividades de ensino, pesquisa e da difusão tecnológica, pois retrata, não apenas de forma regional, a atuação de nosso grupo multidisciplinar e multi-institucional de pesquisa, mas reflete um olhar global. Por conseguinte, além da importância para nosso grupo de pesquisa, ter um representante no Comitê de Assessoramento do CNPq gera a oportunidade de levarmos nossas demandas pontuais de nossas regiões Norte e Nordeste, que muitas vezes precisa de um olhar pragmático e holístico para avançarmos de forma dinâmica. Do ponto de vista institucional, sinto-me muito honrado em representar nossa UFMA em Brasília, mostrando que somos uma instituição forte e com muitas qualidades para servir com máxima eficiência à nossa sociedade”, destaca o professor.
Lívio Martins, professor do Departamento de Patologia e integrante do Comitê de Assessoramento de Medicina Veterinária, observa que o CNPq é um dos principais órgãos de pesquisa e de financiamento de pesquisa do Brasil e um dos principais do mundo. E a importância desses comitês é que justamente são representantes de cada área que avalia os projetos e auxilia na decisão dos resultados dos editais divulgados pelo CNPq. Nesse sentido, o docente ressalta o papel dos CAs: “é um comitê de importância para o país, já que é ele que define praticamente o direcionamento das pesquisas nas diversas áreas”.
Mulheres que fazem ciência
O primeiro Comitê de Assessoramento formado somente por mulheres tem a participação da professora do Departamento de Desenho e Tecnologia e subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Design, Raquel Gomes Noronha, que salienta a importância dessa formação totalmente feminina. “É a primeira formação do CA apenas com mulheres, e isso é muito valoroso no sentido de estarmos atentas às realidades outras que envolvem o pesquisar, os tempos da vida e das pesquisas e as relações implicadas”, pontua Raquel.
Para a docente, essa nova experiência é uma oportunidade de amadurecimento como pesquisadora. “Minha participação no CA de Design do CNPq coloca em pauta formas de se pensar e pesquisar design que rompem com os paradigmas vigentes no campo. Venho trabalhando no sentido de friccionar o cânone do design moderno e suas insustentabilidades. Minha presença neste CA representa essa abertura a um pensamento inclusivo, interseccional e interdisciplinar”.
Confira a lista dos professores da UFMA que foram nomeados para integrar os Comitês de Assessoramento do CNPq
Anderson de Moura Zanine, titular (Zootecnia/ Produção Animal);
Antônio José Silva Oliveira, titular (Divulgação Científica);
Livio Martins Costa Júnior, titular (Medicina Veterinária/Doenças Parasitárias de Animais);
Raquel Gomes Noronha, suplente (Design/Programação Visual).
Por: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante