Pesquisadores da UFMA participam de seminário filosofia e interculturalidade na Itália

publicado: 17/10/2023 14h49, última modificação: 18/10/2023 22h52
Em estágio de pós-doutorado na Università di Macerata, Luis Uribe Miranda e Íris Fatima da Silva Uribe discutiram com o filósofo Raúl Fornet-Betancourt

Os professores pesquisadores da UFMA Luis Uribe Miranda e Iris Fátima da Silva Miranda participaram, nessa segunda e terça-feira, do Seminário com Raúl Fornet-Betancourt na Università di Macerata (UNIMC). Com o tema “La transformazione interculturale della filosofia”, o evento foi uma realização do Departamento de Estudos Humanísticos, que concentra as pesquisas em língua, mediação, história, letras e filosofia.

Um dos maiores filósofos do nosso tempo no campo da interculturalidade, Raúl Fornet-Betancourt propõe um modelo de filosofia com um forte impacto cultural, social e pedagógico, em que o ser humano é o centro, ator e protagonista do seu próprio destino, a sua proposta implica uma nova visão do ser humano como motor da sociedade por meio da tensão que se desencadeia entre o particular e o universal. A interculturalidade e o mundo globalizado.

Membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Italiana (GEPFIT-UFMA), Luis Uribe Miranda (Departamento de Filosofia da UFMA) e a professora Íris Fatima da Silva Uribe (GEPFIT-UFMA) atuamente realizam estágio de pós-doutorado na Università di Macerata desde o início de 2023.

Para mais informações, siga a página do GEPFIT no Instagram.

Por: André Lisboa