Pesquisadores da UFMA participam da implantação do primeiro NEv no Maranhão

publicado: 09/02/2024 08h53, última modificação: 09/02/2024 08h53
Pesquisadores da UFMA participam da implantação do primeiro NEv, no Maranhão

O primeiro Núcleo de Evidências em saúde (NEv) do Estado do Maranhão será implantado com o objetivo de produzir e promover o uso de evidências para apoiar a tomada de decisão qualificada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação ocorre com o apoio da Rede EvipNet (Rede de Políticas Informadas por Evidências ou Evidence-Informed Policy Network) em nível nacional e internacional.

O movimento para a implantação do NEv no estado ocorre desde novembro de 2023, com a realização do II Encontro da RedeEvipNet, e, desde o início de 2024, pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MA) e do município de São Luís-MA (SEMUS) estão envolvidos na estruturação do NEv-MA, que ganhou força com a parceria da UFMA para a institucionalização do Núcleo.

Segundo a professora da UFMA Ilana Miriam, que participou do II Encontro da RedeEvipNet como pesquisadora e consultora em PIE (Políticas Informadas por Evidências), representando o Maranhão e a UFMA, “o Maranhão é um estado com baixos indicadores de saúde e sociais, e, assim, a cultura da Tradução do Conhecimento e das Políticas Informadas por Evidências serão ímpares para que haja a melhor tomada de decisão dos gestores entre as esferas governamentais, no âmbito das políticas de saúde no Maranhão”.

Neste primeiro momento de implantação do Nev-MA, a Universidade tem um papel fundamental, no âmbito da institucionalização do Núcleo. “Nós montamos a Rede de Pesquisa em Políticas Informadas por Evidências em Saúde, no Maranhão e, a partir de agora, vamos vincular esse grupo aqui na Universidade, instituindo-o com portaria de nomeação dos integrantes para podermos ajudar o Maranhão”, explicou a pesquisadora.

A implantação do NEv no estado é importante para orientar gestores para uma melhor tomada de decisão diante de problemas de saúde pública, um exemplo é a hesitação vacinal.

Saiba mais

A Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network – EVIPNet) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde, em conjunto com suas representações regionais e os Ministérios da Saúde dos países membros, para promover o uso sistemático e transparente de evidências científicas no desenvolvimento e na implementação de políticas de saúde. No Brasil, a Rede EvipNet está concentrada na Coordenação-Geral de Evidências em Saúde (CGEvi) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, e Complexo da Saúde (SECTICS) do Ministério da Saúde (MS).

Essa iniciativa proporciona o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil, facilitando formulação, implementação de políticas, gestão dos serviços e sistemas de saúde informados por evidências científicas.

Por: Ingrid Trindade