Notícias

Pesquisadores da UFMA e UNAMA lançam chamada para publicação de livro sobre cultura digital

publicado: 01/09/2025 10h56, última modificação: 01/09/2025 14h54
“Cultura e Sociedade em Telas: redes, mídias e criatividade” é o título da coletânea que está com chamada aberta para submissão de capítulos
Pesquisadores da UFMA e UNAMA lançam chamada para publicação de livro sobre cultura digital

Organizada por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA), a obra “Cultura e Sociedade em Telas: redes, mídias e criatividade” é o título da coletânea que está com chamada aberta para submissão de capítulos.

O prazo de submissão segue até 26 de outubro de 2025, e os trabalhos devem ser enviados para o e-mail falecomjeanmonteiro@gmail.com

O livro, que pretende reunir reflexões críticas sobre as transformações culturais, sociais e criativas que têm acontecido por causa da presença constante das telas no cotidiano contemporâneo, é uma iniciativa dos pesquisadores Jean Carlos da Silva Monteiro, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da UFMA; José Ferreira Junior, professor titular do curso de Jornalismo e docente do PGCult e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Modalidade Profissional da UFMA, e Lucilinda Ribeiro Teixeira, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA.

De caráter interdisciplinar, a coletânea visa articular pesquisas e experiências que ampliem a compreensão sobre os impactos da cultura digital e os modos como as mídias e redes influenciam a construção de identidades. Também busca abordar temas como: políticas culturais, acessibilidade e inclusão digital; cultura pop, fandoms e apropriações sociais das mídias; além de desinformação, vigilância e disputas de sentido na esfera pública digital.

A proposta é reunir diferentes perspectivas teóricas e metodológicas em torno de questões atuais, tais como: culturas digitais e sociabilidades em rede; mídias sociais, subjetividade e performance; produção cultural na era da plataforma; criatividade, arte e estética em ambientes digitais; educação, tecnologias e processos criativos; cultura maker, inovação e mediação tecnológica; e narrativas audiovisuais, interatividade e remix.

Para os organizadores, o diferencial da obra está justamente na soma de olhares de pesquisadores de diferentes trajetórias e instituições.

“A parceria estabelecida entre professores e pesquisadores de distintas áreas e universidades fortalece o caráter plural do livro. Essa coletividade é o que garante que o projeto seja um espaço de diálogo, de circulação de ideias e de construção compartilhada de conhecimento”, afirma Jean Monteiro.

A chamada é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais interessados em contribuir com capítulos inéditos. Os textos serão avaliados conforme critérios de originalidade, pertinência temática e qualidade teórica, compondo uma obra coletiva com ISBN, revisão profissional e publicação em formato impresso e digital.

Clique aqui para saber mais informações.  

Por: Dcom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: