Notícias
Pesquisadores da UFMA e UESPI lançam livro sobre a imprensa no Brasil Imperial
Livro ‘A Imprensa e o Brasil Imperial: história, historiografia e memória nos séculos XIX e XX’ publicado em uma parceria da UFMA com a UESPI
Os professores Roni César Andrade de Araújo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Marcelo de Sousa Neto, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), organizaram o livro ‘A Imprensa e o Brasil Imperial: história, historiografia e memória nos séculos XIX e XX’, publicado em parceria com pesquisadores de diferentes instituições e resultado de investigações desenvolvidas no campo da História da Imprensa e da cultura política brasileira.
A obra tem origem em um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), intitulado "História, historiografia e memória: comemorações da Independência na Imprensa do Maranhão e do Piauí (19824-1841)", coordenado pelo professor Marcelo Cheche, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O professor Roni Araújo e o professor Marcelo de Sousa Neto integram o projeto e, com base nas atividades desenvolvidas, deram forma à publicação.
Parte significativa dos trabalhos reunidos no livro foi apresentada no Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (ANPUH), realizado em 2025, em Belo Horizonte. Na ocasião, os organizadores coordenaram um Simpósio Temático diretamente relacionado às discussões que estruturam a coletânea. “Baseados nos trabalhos apresentados nesse simpósio, que se se destacaram pela qualidade e profundidade das análises, selecionamos alguns e convidamos seus autores a integrar a coletânea”, explica o professor Roni César.
Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (ANPUH), onde surgiu a ideia do livro. Foto: acervo pessoal.
O livro tem por objetivo central reunir estudos que tomam a imprensa como objeto de investigação histórica, superando sua utilização restrita como fonte documental. Para o professor Roni Araújo, “o principal objetivo da obra foi reunir pesquisas que compreendem a imprensa como espaço de produção de discursos, disputas políticas e construção de narrativas históricas no contexto do Brasil Imperial”, declara.
A coletânea amplia a compreensão sobre a dinâmica política do período imperial ao analisar diferentes experiências jornalísticas, periódicos e contextos regionais. Os capítulos demonstram como os jornais participaram diretamente dos debates públicos e da formulação de interpretações sobre acontecimentos centrais do período imperial.
Outro destaque da obra é a diversidade institucional e regional dos pesquisadores envolvidos. Ao abordar diferentes províncias e experiências jornalísticas, o livro amplia o olhar sobre a imprensa oitocentista para além dos espaços tradicionalmente mais estudados. Conforme ressalta o professor Roni César Andrade de Araújo: “essa diversidade é fundamental, pois permite perceber tanto as especificidades regionais quanto as conexões e circulações que configuraram a imprensa como um fenômeno de alcance nacional”.
A obra "Imprensa e o Brasil Imperial: história, historiografia e memória nos séculos XIX e XX" consolida-se como uma contribuição relevante para pesquisadores, estudantes e leitores interessados em compreender a atuação da imprensa na formação do Estado imperial e da sociedade brasileira. A publicação reafirma o papel a UFMA na produção de conhecimento histórico e no fortalecimento das pesquisas sobre imprensa, memória e cultura política no Brasil.
Acesse o livro aqui.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante