Notícias
Pesquisadores chineses visitam a UFMA para o fomento de parcerias
Com o intuito de fortalecer as conexões no campo da pesquisa em Ciências da Vida, promover trocas acadêmicas e explorar oportunidades de cooperação em áreas estratégicas, nesta sexta-feira, 22, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu a vista de pesquisadores da Universidade Hubei (China). A delegação foi recepcionada pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho, e professores da Universidade.
Durante a reunião, o reitor Fernando Carvalho apresentou a UFMA aos pesquisadores chineses, colocando a estrutura da Universidade a disposição para futuras colaborações entre as instituições.
Com um interesse especial pela da área de Ciências da Vida (Life Sciences), o diretor da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Hubei, Chen Mingzhou, afirmou o principal objetivo da visita: estabelecer uma colaboração entre as universidades. “O nosso principal propósito para vir aqui é estabelecer uma colaboração de pesquisa para ambos os lados. Também esperamos que possamos enviar estudantes, estudantes graduados, para interagir, visitar e treinar. No futuro, gostaria de estabelecer uma colaboração em Biologia, Processos Biológicos e Tecnologia. Então, podemos melhorar a capacidade de pesquisa para ambos os lados. Esse é o nosso principal propósito e esperamos que possamos ter uma boa relação para ambos os lados da universidade”, declarou Chen Mingzhou.
Durante a reunião, os pesquisadores da UFMA Rosane Guerra, Marcus Paes, Livio Martins e Cecilia Ribeiro apresentaram um resumos de suas pesquisas e áreas de atuação. Flávia Nascimento, pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma) pontuou o momento de conhecer as áreas de interesse mútuo.
“Estamos em temporada de realizar convênios com as universidades internacionais. Hoje, recebemos a Escola de Life Sciences da Universidade de Hubei. Agora, nós vamos estreitar os laços de colaboração, no sentido de conhecer as equipes de lá e as equipes aqui, os interesses que eles têm em comum, para que a gente consiga avançar para o estabelecimento de um memorando de um acordo de cooperação entre as duas universidades, para que assim a gente possa formalizar o envio de estudantes e pesquisadores e também receber estudantes e pesquisadores de lá” esclareceu Flávia.
Para Marcus Paes, coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (Renorbio), o momento foi importante para que os pesquisadores apresentassem os interesses de pesquisa. “Muitos desses interesses de pesquisa coincidem com os nossos interesses aqui na UFMA, especialmente, dentro do Renorbio, que eu coordeno. Então, eu acho que é um primeiro passo para uma possível forte colaboração entre essas duas universidades. Para a gente é particularmente importante, dado todo o avanço tecnológico e científico que o governo chinês e a China como um todo tem demonstrado nos últimos anos. Então, sem sombra de dúvidas, pode ser uma ótima oportunidade para a Universidade como um todo, desde os seus estudantes até os seus docentes”, concluiu o coordenador.
A visita representou uma oportunidade significativa para estreitar laços acadêmicos e científicos entre a UFMA e a Universidade de Hubei, fortalecendo a internacionalização de ambas as instituições.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade