Pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Odontologia são premiadas no maior evento de pesquisa odontológica do país

publicado: 28/09/2021 12h37, última modificação: 28/09/2021 18h56
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Maranhão foram premiados na 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). O evento ocorreu no período de 8 a 11 de setembro deste ano e contou com a apresentação de mais de três mil trabalhos científicos, cursos, simpósios e a tradicional reunião com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A SBPqO representa a divisão brasileira da International Association for Dental Research (IADR), a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo. Ela é responsável também pela editoração do periódico Brazilian Oral Research, atualmente, o periódico com maior fator de impacto entre as revistas científicas da área odontológica sediadas no Brasil.

Prêmio Colgate Odontologia Preventiva

O segundo artigo da tese de doutorado do PPGO-UFMA da discente Sângela Maria Pereira Araújo, sob orientação da professora Cecília Claudia Costa Ribeiro e intitulado “Fatores de risco associados com a carga de doenças bucais crônicas nos primeiros 1.000 dias de vida da criança: Estudo de Coorte BRISA – São Luís”, recebeu a premiação máxima do Prêmio Colgate Odontologia Preventiva, no valor de R$ 6 mil reais, na categoria Prêmio Colgate Odontologia Preventiva.

Sobre a pesquisa, a professora Cecília destaca que foi identificado na pesquisa um estilo de vida não saudável pela gestante, com correlação de hábitos de tabagismo, consumo de álcool e de bebidas ricas em açúcares de adição. Além disso, o consumo de açúcar e a obesidade estiveram presentes nas díades mãe-filho, de forma transgeracional, e aumentando a carga das doenças bucais (variável latente formada cárie + gengivite + biofilme oral) no segundo ano de vida da criança.

“De forma inovadora, os achados colocam a Odontologia com papel protagonista na Teoria Dohad — Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença —, justificando por que a cárie e a doença periodontal são preditoras de risco futuro de outras doenças crônicas de maior mortalidade, como diabetes e doenças cardiovasculares”, frisou a docente.

Pesquisa em Ensino

Na categoria Pesquisa em Ensino, o trabalho premiado foi o estudo “Massive Open Online Course (MOOC): ofertas de cursos on-line gratuitos em Odontologia antes e após a pandemia de covid-19”, com coautoria da doutoranda do PPGO Mariana de Figueiredo Lopes Maia e da diretora de Tecnologias na Educação (DTED) da UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira. O trabalho recebeu o 1º lugar na categoria Pesquisa em Ensino.

O estudo foi conduzido em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e sintetiza ações de ensino a distância ofertadas gratuitamente para profissionais da Odontologia, como os recursos disponibilizados na plataforma da UNA-SUS-UFMA.

Painel Aspirante – Área Patologia Oral

Já, o terceiro trabalho desenvolvido na UFMA e apresentado no evento recebeu menção honrosa na categoria Painel Aspirante – Área Patologia Oral. O estudo, intitulado “Fatores associados ao tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento dos cânceres oral e de orofaringe no Brasil”, representa o produto da dissertação do mestrando Márcio Vinícius Campos Borges, sob orientação do professor Vandilson Pinheiro Rodrigues.

De acordo com o mestrando, o estudo pode auxiliar no planejamento de novas políticas públicas. “A pesquisa apontou que a faixa etária, a localização anatômica do tumor primário, a modalidade de tratamento e o estadiamento do câncer oral e de orofaringe são fatores que influenciaram no atraso do tratamento preliminar dessas doenças no Brasil durante o período avaliado. Esses achados podem auxiliar no planejamento de novas políticas de saúde pública”, pontuou Borges.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Laís Costa