Pesquisadora Marialva Barbosa ministra aula inaugural do PPG em Comunicação e do curso de Jornalismo em Imperatriz

publicado: 15/04/2024 11h20, última modificação: 15/04/2024 11h20

Foi realizada, no dia 10 de abril, no auditório da Unidade Professor José Batista, a aula inaugural de 2024 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz.

A aula, que reuniu graduandos e pós-graduandos, teve como tema “Comunicação e contemporâneo: práticas e processos em permanente transformação”, ministrada pela pesquisadora convidada Marialva Barbosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é referência nos estudos em comunicação e jornalismo.

Para a pesquisadora, este é um dos momentos cruciais para essa discussão. “Muito importante essas pesquisas em torno do comunicacional porque os processos contemporâneos nos traz a importância das práticas comunicacionais, que têm a centralidade da vida. A gente vive a Comunicação. Ela está introjetada no nosso cotidiano. Refletir sobre isso é refletir sobre a vida humana em suas complexidades que não podem ser apartadas dessas práticas comunicacionais”, destaca a pesquisadora. Marialva Barbosa tem uma vasta produção na área e hoje é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e tem diversas contribuições para os estudos em Comunicação e Jornalismo.

A passagem da professora se dividiu em dois momentos: pela manhã, participou de uma roda de conversa com os mestrandos do PPGCOM, na qual fez apontamentos pertinentes a cada pesquisa produzida no programa de pós-graduação. À tarde, em sua palestra, propôs reflexões sobre a responsabilidade do Jornalismo, desinformação e sobre o futuro da profissão.

A coordenadora do Programa, professora Camila Tavares, destacou a importância da graduação e pós graduação estarem integradas. “Como coordenadora deste programa, eu reforço isso, a importância da pós-graduação da universidade pública. Pós e graduação andam de mãos dadas. Então, a gente busca incentivar fortemente essa integração cada vez mais consolidada e institucionalizada”.

Desde sua criação, o  Mestrado Acadêmico em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação representa um avanço significativo no campo acadêmico da área, reunindo professores com vasta experiência em programas de pós-graduação renomados. Esses profissionais unem forças com base em suas trajetórias acadêmicas como pesquisadores, formando uma proposta sólida e coerente, que surge como resposta a uma demanda regional.

O PPGCOM em Imperatriz visa preencher uma lacuna na formação acadêmica da região, trazendo benefícios diretos e também suprir a carência na formação de recursos humanos na região, oferecendo uma oportunidade de formação contínua para profissionais já graduados em comunicação e áreas correlatas.

Por: Elenir Castro e João Marcos